28 de mai. de 2009

Nós temos informações privilegiadas!


Como temos informações privilegiadas sobre os livros de nossos autores... Resolvemos dividir! Afinal de contas, somos pessoas legais... E sim... Lemos todos os livros umas 3 ou mais vezes, sabemos os livros basicamente decorados ( Morram de inveja kkkk). Cada um tem um estilo próprio de escrever, tivemos sorte nesses primeiros quatro meses de editora... Temos autores ótimos. Vejam do que estamos falando...

- Quando lemos a primeira vez os originais Harpa dos Ventos que me chegaram impressos... Amamos! Falar de amor em poesia é básico, concordam? Mas... Cezarina Caruso o faz com maestria! Parece que redescobriu uma fórmula antiga, porém aperfeiçoou e de resultado temos o livro maravilhoso dela impresso pela nossa editora.

- E o vestibular? Tão temido entre adolescentes né mesmo? Pois... Se eu tivesse lido (Letícia) o livro do Dan Porto antes, quem sabe eu não teria feito outra faculdade? Pois é... Me deu vontade de voltar ao mundo universitário, mas dessa vez sem aquele desespero de fazer o vestibular. Pequeno Manual do Vestibular, derrubou o "mito" da prova do vestibular... Pq afinal de contas passamos por provas todos os dias né?

- Eu tinha uma uma idéia do que era um campo de refugiados. Eu imaginava mais ou menos como era a vida de uma criança refugiada... Mas depois que li o livro da Grace Olsson - Crianças Refugiadas em Moçambique: Um Drama na África, fiquei de fato chocada! Posso contar inclusive que perdi o sono uma noite por causa de uma entrevista feita com uma criança. Me deu desespero saber como vivem aquelas pessoas e o quanto são desconfiadas e necessitam de carinho. As fotos são emocionantes... Algumas tristes e outras alegres, principalmente quando Grace está nelas.

- Uma escritora nos ligou e marcou encontro no Quiosque aqui em Santa Cruz. Recebemos o livro Loveland impresso para analisar... Dizia ela ser a obra de sua vida! Demorou quase 20 anos para finalizar, não usa computador e nem e-mail... Escreveu mais de 200 páginas em um caderno e tudo feito a lápis. O que podemos falar do livro? Simplesmente nos apaixonamos, e fazia tempo que eu por exemplo, não lia romances que me prendiam! Iara de Avellar é uma grande escritora e temos sorte de ela ter engavetado os originais durante todo tempo e será que esperou a Novitas abrir? Muita sorte!

- Corrigir um livro de contos bem escrito... Não tem preço! Luís Bento conseguiu nos fazer rir em vários episódios de seus contos. Fala de política, de encontros e desencontros... Fala da vida! Tem um humor leve mas que leva qualquer um as gargalhadas. E as gírias que nossos "irmãos" portugueses usam? Estão todas no livro, e com notas de rodapé para brasileiro entender também! Lusitânia Online é um livro ótimo!

Enfim pessoas... Vamos ler algo diferente? Pq só ler livros de autores antigos ou já consagrados? Vão ao site e encomendem pelo e-mail contato@editoranovitas.com.br ou fiquem babando!

*****************
Vamos participar da feira do livro de Santa Cruz do Sul, do dia 30 de maio ao dia 7 de junho. Para quem mora na cidade, visite... Não custa nada! E quem mora em outra cidade e quiser visitar sintam - se a vontade para tomar um chimarrão ou um café no nosso estande!

Bem, já estamos em preparativos para a feira... Depois que passar postamos as fotos.

Todos os livros da editora vão ser vendidos em nosso estande. Os autores que residem em Santa Cruz do Sul, vão se fazer presentes em seus lançamentos, segue datas para quem quiser comparecer:

Dia 5 de Junho: apartir das 14 horas, Dan Porto vai autografar seu livro: Pequeno Manual do Vestibular;

Dia 6 de Junho : apartir das 14 horas, Iara de Avellar vai autografar seu livro: Loveland, A Casa dos Quatro Jardins;

Dia 6 de Junho debate de autores na praça da feira do livro, Eu e David fomos convidados e como manda a etiqueta... Vamos estar lá! O debate vai ser curto e inicia as 14 horas.

27 de mai. de 2009

Tu não queria ser bonzinho Lula? Agora te vira!

O Gov. do Lula pode ser tanto marcado pelo empobrecimento da classe média, como a "solidariedade = politicagem" sem cabimento com países vizinhos ou não, se esquecendo por completo do povo brasileiro. Nosso guia acreditou que dando bolsa esmola tudo ficaria bem... Eu ainda me lembro da promessa de emprego, eu ainda me lembro da promessa de investir em educação e eu ainda me lembro quando a ex - oposição falava tão mal do beneficio criado pelo "tucanatoFHC" e hoje usa como uma das "políticas" mais intensas do Governoestrelinhavermelha!
Eis que Lula perdoou tantas dívidas, foi tão legal com a Bolívia perdoando o montante de 52 milhões e ainda oferecendo mais... E tantas outras dívidas perdoadas mundo a fora que os brasileiros acreditaram na boavontadelulista e se ralaram!
Para amenizar os problemas que a estiagem promoveu em 245 municípios gaúchos em estado de emergência o Governo destinou 20 milhões... Quando na verdade se reivindica no mínimo 100 milhões. Os agricultores já estão fazendo mobilizações e a FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) aprovou que os órgãos municipais trabalhem somente em expediente interno com exceção de serviços de saúde e de lixo.
O MST está fazendo manifestações contra o Governo Federal, pela quantia destinada a quem se prejudicou na estiagem. Só um parêntese nesse momento ( MST, VOCÊS AJUDARAM A ELEGER O LULA -PARA VOCÊS UM GRANDE BEMFEITO, VÃO PROTESTAR EM BRASÍLIA!)
Não quero comparar uma coisa com a outra e longe de mim fazer isso... Mas vejam quanto o Governo Federal já destinou esse ano nos casos das enchentes... Pq com a estiagem é diferente? Existem famílias inteiras agricultoras que não vão ter o que comer por aqui e muita cidade vai empobrecer.
Tu não queria ser bonzinho Lula? Tu não queria ser legal? Tu não chorou falando na fome brasileira? Tu não quer ser o salvador da pátria? TE VIRA GURI BEM FEITO PARA TI!

25 de mai. de 2009

Papo de mulher


Mulheres nunca estão felizes com seus cabelos, isso já se tornou lei e é cada vez mais raro ver mulheres dizendo: "eu amo meu cabelo natural como é". Bem... Eu e meu cabelo temos uma vida a parte, detesto ele e sempre bate aquele momento de loucura e vou ao cabeleireiro faço um corte, luzes e "tcharararam"... Sinto que meu cabelo me ama! Isso até lavar o cabelo e tentar fazer igual ao que o cabeleireiro fez... Daí meu cabelo se revolta e desisto... Os mantenho presos como sempre.
Mas atualmente noto que mulheres também nunca estão felizes com seus peitos. Quem tem pequeno quer por, e quem tem grande quer tirar. Uma insatisfação geral, e com a banalização (?) e facilidade da cirurgia plástica, colocar peitos virou tão básico quanto ir ao cabeleireiro. Eu assisti esses dias um programa na GNT, que a moça tinha tanto complexo por ter peito pequeno ( e juroportudo que nem era tão minúsculo) que não saia mais de casa e chorava em lojas quando experimentava roupas. A outra resolveu fazer uma espécie de vaquinha virtual ou é um concurso virtual ( não sei direito, mais é coisa do povo Britânico) para receber peitos de presente. Acham que é exagero? Vocês não viram nada! Outra ficou sei lá quanto tempo com uma bomba de sucção nos peitos para quem sabe, assim... Aumentar por vias "normais", sem cirurgia. Isso quase atrapalhou o casamento dela, a "parafernalha" que usava para dormir, mais aparelho de sucção e a bomba... Acabaram afastando ela do marido.
Ontem assisti o contrário! Moças com peitos tão grandes que não conseguem nem cruzar os braços para frente, não entram em nenhuma roupa direito e se sentem vulgarizadas e diminuídas pq todos acabam olhando só para os peitos delas... É como se elas só fossem aquilo! Achei triste! Relatavam dores nas costas, nos ombros e sem dúvida o que mais me chamou atenção foi o fato de serem apontadas mesmo como pessoas vulgares... Uma fez um teste com as amigas e foi passear no shooping. Não tinha uma criatura que não olhava do pescoço para baixo, a menina ficou constrangida, me deu pena!
Depois de assistir as que tem demais e querem diminuir , fiquei com aquela sensação de que quando não temos mais o que inventar para reclamar... Começamos a criar mais problemas e complexos na vida! E isso não é só com cabelos ou peitos... É com o peso, com a aparência em geral, com os filhos e por fim... Os maridos! Não considero essa busca pela perfeição estética coisa da sociedade ou da mídia, a culpa é nossa que somos consumidoras desses produtos.
Haverá o dia em que encontraremos próteses de silicone no supermercado e que cirurgia plástica vai ser feita até em banheiro... Daí inventaremos mais problemas e cada vez maiores, mais caros e que sejam bem perigosos para nossa saúde.


24 de mai. de 2009

Cadê meu Zero Hora?????



A gente lemos jornal sabem? A assinatura do Zero Hora foi a primeira coisa que pensei quando mudamos de casa.
Sábado eu fiquei de cara,  porquê não achava o jornal, geralmente entregue ao raiar do dia. Como o Heitor está doente, não havia nem como culpar o cachorro pelo estrago.

Achei hoje. O "onde" em questão pode ser visto na foto acima.

Melhor cortar o toddynho do entregador. O homi tá muito forte....

Mais um lançamento de Livro!















O Livro de Iara de Avellar, é mais que um romance... É a obra de uma vida! Um livro que prende o leitor pela qualidade da escrita, riqueza nos detalhes, que faz imaginar cada personagem , cada cena.
Loveland, a casa dos quatro jardins é um livro para ser lido por todos que amam uma boa leitura!


" Naquela noite teve o pesadelo, aquele que costumava ter. Estava perdida, o peito oprimido por um medo. Seus pés nus esmagavam o chão macio de terra úmida. Uma névoa esbranquiçada escondia o caminho a seguir. Podia distinguir a sua volta os vultos negros e retorcidos das árvores. Começou a correr e os espinhos pareciam agarrá-la no caminho, mas mais forte que a dor era a sensação de abandono, a angústia de estar perdida. De repente lá estava um portão, podia vê-lo erguer-se alto, todo feito de vigas. O que estaria fazendo ali naquele lugar sombrio que mais parecia um patíbulo do inferno? O que guardava mais além por trás de suas portas fechadas? Ansiosamente experimentou o trinco. Não cedia. Fechou as mãos nas grades e colocou o rosto à frente, seus olhos espiavam desesperados a densa névoa do outro lado. Estaria lá a solução? Virou a cabeça sob o ombro. Não haveria de percorrer aquele caminho longo, escuro e fantasmagórico. Era preciso ir em frente. Começou a caminhar ao longo do portão. O chão agora era duro e já uma grande escadaria se apresentou a sua frente. Ergueu os olhos procurando seu fim. Mas aquela névoa insistente atrapalhava sua visão. Viu-se subindo os degraus largos e, a medida que avançava, começo a ventar."

Trecho do livro : Loveland, A casa dos quatro jardins.

* Para adquirir o Livro por favor entre em contato pelo e-mail: contato@editoranovitas.com.br

O Livro Loveland, a casa dos quatro jardins tem 200 páginas e custa R$ 22,00.


23 de mai. de 2009

Eu poderia estar matando, eu poderia estar roubando... Mas estou pedindo!

Vejam a que ponto chegou a cara de pau humana! A pessoa envia um e-mail para a editora, com seu nome completo , endereço e telefone (lógico que não vamos reproduzir esses dados no blog) solicintando produtos (livros?) de graça pq ela adora nosso produto e quer divulgar . Gostaria de saber como adora se nuncanavida vendemos algum livro para a cidadã.
Nós já recebemos SPAM de tudo que foi maneira, mas essa modalidade é nova... Pelo menos para nós!
Segue e-mail:


"Boa tarde:

Venho através deste e-mail parabenizar pela excelente qualidade de seus serviços e produto final, que muito me agradou sempre, durante toda esta longa vida como consumidora.Poucas marcas podem dizer, hoje em dia, que conseguiram chegar em um ponto de suas trajetórias em que todos os clientes estão satisfeitos, e a sua é uma delas.

Moro em Recife, e pude travar conhecimento com seu produto através de um amigo. Desde então sou seguidora fiel do mesmo, nunca deixando faltar em minhas necessidades de consumo.
Baseada nesta premissa de sempre buscar qualidade em minhas compras, seja do que for, é que tomei coragem de vir a solicitar amostras dos produtos, pois existem alguns que me são desconhecidos, ou pela falta em minha cidade, ou por outros motivos quaisquer.

Minha família e amigos moram todos no sul-sudeste, mais em São Paulo e Rio,e eu e meu esposo viemos ao nordeste, pois se tornou necessário por questão empregatícia; possuo uma ampla rede de conhecidos nestas três regiões, o que poderia ser extremamente benéfico como propaganda viral para a empresa.Para mim, não seria nenhum sacrifício falar bem de vocês, muito pelo contrário, seria um imenso prazer, o que é bom deve ser difundido para o maior número de pessoas possível.Também trabalho como secretária em uma grande escola, o que potencializa ainda mais o número de possíveis novos clientes para vocês.

Tudo o que peço, são materiais promocionais, pois para mim é importante ter uma lembrança de vocês, e de tudo o que representam para mim, como consumidora.Guardarei com o maior carinho, como uma fã de sua qualidade inegável.

È muito importante para mim que respondam à este e-mail, e ficarei ansiosa no aguardo.Em caso positivo, por favor enviem para o meu endereço abaixo.

Espero que possamos estabelecer uma relação benéfica para ambas as partes, e eu possa receber o material promocional que tanto almejo.

Atenciosamente,

Cara de Pau! (o nome fui eu quem escolheu: DAVID)"

Meta - se na vida de seus filhos!

Quando conheci David, ele comentou comigo que eu não deveria deixar o blog do Lucas, meu filho de 8 anos no ar, na época ele tinha 6 anos e iria fazer 7. Tinha muitas fotos dele, e vá que algum maluco as pegue e faça montagem? Bem... Deletei o blog!
Essa semana, Lucas fez 8 anos e eu queria colocar uma foto dele na net com os amigos... Pensei bem e não! Não coloco mais foto do Lucas na net, deixa ele crescer e escolher se quer ou não ver seu rostinho quando se busca no google.
A bem da verdade, é que tenho medo... Morro de medo de alguém fazer maldade com meu filho e se a maldade for virtual, do estilo somente com fotomontagem, eu iria surtar muito... É que é difícil catar um animal desses pelas orelhas e encher a cara dele de porrada!
****
Ainda hoje, existem inúmeros sites que disseminam a pedofilia. Fotos de meninas e meninos que as vezes não estão nem sem roupa, mas que pedófilos gostam de ver e imaginar. Só o fato de IMAGINAR já rende um belo tapão no ouvido, e se alguém acha que não se resolve nada com violência perdoe - me mas eu tranquilamente capava um desgraçado desses e atirava para os "leões". Não considero pessoas pedófilas doentes, não acho que mereçam tratamento e duvido que se recuperem. Esse tipo de doente se cura castrando!
É tão fácil cuidar o que os filhos fazem na internet, mas parece que existem pais que pouco se importam. Ontem mesmo vi no orkut de uma conhecida de 17 anos, fotos dela de costas com o namorado. Os dois nitidamente pelados, daí quando indaguei o pq daquilo vem a explicação "chula" : Ai o que tem? Ninguém viu meus peitos só minhas costas. "Oquei" não se discute com quem tem pai e mãe e acham que a filha já é adulta para deixar fotos dela semi - nuas na rede.
Mas o que tem demais dar um "toque" para uma sobrinha de 13 anos, para uma prima de 15 anos? Absolutamente nada! Pq depois pode acontecer alguma coisa... E é como se fosse impossivel de acontecer.
****
O Lucas tem perfil no site cartoon Network 2.0 que permite que ele converse com crianças. Assim que ele fez um perfil, recebi em meu e-mail ( pq ele só pode se cadastrar depois de informar o e-mail de algum adulto responsável). No e-mail constava senha do lucas, nome de usuário e as explicações que diziam que era para eu verificar se ele havia utilizado no cadastro alguma informação indevida... Por exemplo: Nome verdadeiro de usuário. O Lucas só pode entrar no site depois que eu "liberei" a entrada e verificaram que meu e-mail era verdadeiro. Pq não utilizar essas regras de segurança para quem utiliza o Orkut, por exemplo?
Vira e mexe eu entro no perfil do Lucas e abo as mensagens que ele recebe ou envia... Só para me certificar que nada está fugindo do controle.
E para os que acreditam que isso é "se meter na vida" dos filhos, eu digo com toda a certeza que não é. E pretendo me "meter" na vida do meu filho até o momento em que ele for adulto e poder tomar suas próprias decisões.
Meninas de 13, 14 anos hoje tem corpo de mulheres adultas, mas isso não significa que são mulheres e que tem o direito de esconder algo dos pais. Não dá para dar muita liberdade quando na verdade essas crianças e adolescentes não tem condições de se cuidar direito! Então, "meta - se" na vida de seus filhos!
***********
Esse post, faz parte da segunda blogagem coletiva - "Em defesa da Infância".
* a segunda blogagem coletiva proposta pelo Blog Diga Não À Erotização Infantil. Essa campanha foi inspirada em blogagem contra a pedofilia proposta pelo blog amigo http://luzdeluma.blogspot.com/

21 de mai. de 2009

Choradeira Gaudéria

Herdeiro da Pampa Pobre

Gaúcho da Fronteira - Vaine Darde

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a estória
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam as mãos de minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecidos vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas

O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas ...

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Nós gaúchos, sempre tivemos postura de éticos em meio ao cenário caótico da política nacional. Sempre tive comigo que vivíamos encastelados por lideranças que figuravam no cenário nacional, e nos tratavam como idiotas, uma vez que discursavam berrando e se descabelando contra as barbaridades de Brasília e quando chegavam lá, ou se calavam indicando que compactuavam com aquilo tudo, ou na calada da noite fechavam conchavos sem se deixar fotografar para aparecer no jornal.
Eu sempre tive comigo também que os políticos gaúchos, acreditavam que estavam imunes a investigações e que podiam fazer qualquer coisa... Afinal de contas " o povo gaúcho é ético por natureza" e quem iria desconfiar que éramos iguais ao povinho de Brasília? E eis que a casa caiu para deixar gaúcho velho de barba branca, prenda de facão na mão e cusco pirado! Para o bem da nação e provando que nem todo povo gaudério é demente... Sim... Nós somos iguais ao RESTODOBRASIL! Temos políticos desonestos que dão de mão no nosso dinheiro, falam o que querem, e nos deixamos enganar ainda...
A Yeda, conseguiu o que nenhum governador gaúcho conseguiu... Tá no fundo do poço e na vala comum, uma vez que inúmeras acusações são levantadas contra ela, e para ajudar o vice - governador que virou oposição já havia denunciado várias vezes o caixa 2 da campanha. Diversos deputados estaduais do rio grande do sul, não sabem o que estão fazendo na Assembléia Legislativa, e seguindo regra... Todo mundo tem o rabo preso, incluindo o PT. O PDT, agora não sabe se apóia ou não a CPI contra o Governo da Yeda... Isso só para testar se Brizola morreu mesmo (deve ser) e se não vai cavar até sair do caixão e ensinar política para o PDT novamente! É nítido que o PDT está barganhando com oposição ou situação para ver o que compensa mais. Falando em PDT, tem o Sérgio Moraes, marido da Prefeita Kely Moraes da cidade onde moramos... Ele tem a cara de pau de agradecer aos jornalistas por terem tornado ele conhecido em todo o Brasil! Tipo assim... É um tapão na cara não só do gaúcho, mas de todo o Brasil, uma vez que deixam o cara na mídia e tem criatura que diz: "pelo menos ele falou a verdade" . A bem da verdade, é que to me lixando tb para ele, mas não quero ver ele eleito novamente! Kely Moraes esposa do Sérgio, em Santa Cruz, comprou um carro zero para a prefeitura, ventilou a hipótese de fechar a gruta dos índios, e o MASC que é o Centro de Cultura de Santa Cruz. Enquanto isso reforma o autódromo de Santa Cruz para "divertir o povo". Bem... Quem pensa em fechar um dos únicos parques a céu aberto da cidade, e uma das casas de artes não pode pensar em cultura... Tá pensando em emburrecer o povo, e ninguém tem voz para ir contra isso... É lamentável! Quanto ao autódromo, já fomos uma vez... Lembra aquela antiga arena romana sacam? Tem algumas arquibancadas para quem tem dinheiro sentar e um mundo de brita para o povoão colocar cadeira de praia e olhar os carros correrem... E ainda se paga para sentar na brita!
O Governo da Yeda, é simplesmente um desperdício de dinheiro público, "oquei" ela até que arrumou a "casinha" ... Mas tem muita treta no meio! Mas daí surge aquela incógnita e dá um medão... O que virá nas próximas eleições? Tarso? Manuela? Fogaça? Luciana Genro? Quem seria o menos pior? Situação caótica e futuro medonho para cá!
****
Sabe o que é? Durante muito tempo convivemos com a hipocrisia absoluta e agora tudo estoura junto, ou seja, muita gente caiu do cavalo com as esporas na bunda! Prontofalei... E não que eu fique contente com a desgraça toda... Mas serviu para elucidar principalmente quem usava a frase: "não tá morto quem peleia" para falar mal da política nacional!

19 de mai. de 2009

O que é Cultura afinal?


Antigamente (beeeem antigamente), quando eu era criancinha pequena, cultura era aquilo que ou saía da vitrola ou da televisão (preto e branco, com um "filme azul" sobre a tela para que parecesse colorida....). 

Por ser sobrinho do seu Clóvis,  rei de muitas gandaias, fui iniciado nos tais Beatles e Rolling Stones bem cedo, além de samba de primeira - o dito cujo, já falecido há muito, tocava pandeiro nas noites da paulicéia desvairada -, Suzy4 (louca e rouca) e outros muitos mais. Tem o lado podre, claro, que é o Roberto Carlos de minha mãe, mas também tem o Elvis do meu pai. Enfim, fui criado ao som de tudo que havia a disposição à época.

Pela TV - lembro quando chegou a primeira em casa - existia a Vila Césamo e a TV Globinho, apresentado pela ex- lindíssima e atual gordíssima Paula Saldanha. Seriados do Columbo e Família McMillan, "Farveste" na Record, como dizia meu avô...Nós e o Fantasma na TV Cultura!

Depois a gente crescemos, manja? E ficamos cada dia mais influenciado pelo meio. Virei comunista aos 12 e comprava escondido livros da Clarice Lispector na Estação da Luz, única banca que eu conhecia que vendia livros censurados. Não, eu nunca li Clarice Lispector...O barato era infrigir a Lei dos Militares...Os mesmo que hoje acho que deveriam dar um golpe e tentar de novo. Mas nas idas e vindas, absorvi cultura: li alguma coisa do Marx e Engels, assumi que adorava Agatha Christ, Júlio Verne, Conan Doyle, etcéteras mil. Virei leitor compulsivo, mesmo não lendo Clarice Lispector. Na escola ainda se ensinava Moral e Civismo, o que quer dizer que o nacional era melhor; tome leitura machadianas e afins, além das coletâneas "Para Gostar de Ler", onde se via Rubem Braga, Fernando Sabino... Isso tudo para a prova " E quero saber exatamente que fim levou Visconde de Taunay!" dizia a professora que ainda não era "tia" de nenhum aluno. E dá-lhe folclore nacional com seus personagens deficientes físicos.

Cresce-se e aprende-se...Ou não! Peguei um caminho estranho que me levou a estudar a reliagião e a religiosidade do povo. Bíblia, diziam, era um livro para se ler em pequenas doses. Dizia-se também que quem lia a Bíblia inteira em uma sentada só, ficava louco. Sou prova de que isso pode tanto ser verdade ou mentira, dependendo de sua opinião a meu respeito. Lia ao menos 5 vezes, para não entender o que havia de tão bom ali. Um livro histórico sim, cheio de erros históricos e claramente manipulado. O Livro do Mórmon? Li. A Senda Octupla? Li. Alcorão, Evangelho em diversas traduções,  Gilgamensh, devorei tudo. Paralelamente lia os Apócrifos, esotéricos, lamaistas, etc. Desisti de tudo e fui tomar um Jack Daniels sem gelo, não sem antes perceber que o que vale é o que você é, não a religião que você pratica. Eu não pratico nenhuma e estou ótimo assim.

Só adulto percebi que o que se aprende e se carrega mesmo é a exposição involuntária ao meio. É a convivência com opiniões de muitos que dá o caldo multi-facetado de tantos sabores da cultura. Um repentista do Nordeste tem para mim tanto valor quanto Chopin. Um cordelista, com seus infindáveis quartetos, pode muito bem se passar por Camões, se aprender a rebuscar o texto - e deixá-lo chato, diga-se de passagem.

Esse texto longo e também chato é para expressar minha opinião sincera sobre o que é cultura: é a troca de tradições. A vivência e a doação de um saber regional, que pode ser desde uma apresentação de coco no NE até a gauchada batendo as botinhas em um CTG nos Estados Unidos.

Cultura não pode ser somente aquela que fica atrás de grades em galerias. Temos que aprender a vivenciar a cultura que habita e transita nos corpos passantes. Cultura nada mais é que o conhecimento de algo que se ensine ou se mostre, levando em troca risos, aplausos...Ou uma moedinha no chapéu.

Fui.


IEditora Novitas

Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

16 de mai. de 2009

Mario Quintana e Erico Verissimo rumo ao Rio de Janeiro

Quem conhece o Rio Grande do Sul, "de passeio"nos acha sempre um povo politizado e com um ativismo cultural ótimo... Ledo engano! Gaúcho, gosta de valorizar o que NÃO é daqui, vive de moda e SE ACHA cultural. Fato é que se pergunta pq a casa de cultura Mario Quintana recebeu esse nome, existem pessoas que não sabem pq. Outra, por exemplo, sei que se chegar um escritor de longe que escreva literalmente um montedemerda, já estão fazendo "curta gaúcho"daquilo! Gaúcho, boicota gaúcho. Parece que existe um campeonato insistente de ver quem é o peão mais "guapo" do Rio Grande e ver quem é a prenda mais "flor" daqui. A cultura é restrita, muito pouco e para poucos! Existem grupinhos que não permitem que a cultura gaúcha "dê um BUMMM" ... Tanto é verdade que atores só dão certo quando saem do eixo Sul e vão para o Centro.
A Secretaria da Cultura daqui, acha que cultura é somente CTG e antes que alguém me apedreje eu antes de falar qualquer coisa em relação a cultura gaúcha, digo e afirmo que tudo é muito difícil e de uma politicagem e burocracia incrível. Aqui sim, se vê para o que serve patrocínio cultural... Por exemplo show da Ivete Sangalo tem a sigla de algumas estatais, mas não entendo pq se o ingresso é pago... E honestamente Ivete Sangalo não precisa de patrocínio cultural!
O Nordeste tem muito mais cultura que o Rio Grande do Sul, aqui se tu pergunta quem é Erico Verissimo para a juventude, é capaz de alguém responder que é um escritor Uruguaio. Na verdade, se discute muito política aqui para nada e não se repara na parte cultural. O desgoverno da Yeda por exemplo, tem muita culpa no cartório, mas a situação da cultura se faz miserável desde de que o voto virou direto no Brasil.
****



Eu não sei se me revolto com a sobrinha - neta do Mario Quintana ou se puxo uma salva de palmas... Diante da possibilidade de todo o acervo do Mario Quintana e inclusive do Erico Verissimo (a sobrinha de Quintana não tem nada a ver com Erico) serem transferidos para o Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.
Concordo em parte com a sobrinha neta de Quintana que diz que não transfere o acervo dele para a casa de cultura que leva seu nome pq ela está sucateada... Está sim! É uma politicagem do caramba e o Estado não investe em cultura por aqui. Agora... Dizer que se transferir o acervo de Quintana para o Rio vai vender mais a poesia dele, pq gaúcho não COMPRA livros de Quintana é sacanagem da grossa, e de um mercenarismo incrível! Se o motivo fosse o sucateamento da Casa de Cultura Mario Quintana, eu até faria coro... Agora referente a parte monetária, acho piada!
Erico Verissimo tb tem um centro cultural em POA e por incrível que pareça não tem nada dele por lá. Eu acho uma pena pq todos sabem da importância de Erico Verissimo para a cultura brasileira.
Bem, fica meu protesto aqui diante da imobilidade do Estado para manter seus grandes nomes culturais no Estado. Fica o protesto também pelo Rio Grande do Sul não dar condições de se manter os arquivos de Mario Quintata e Erico Verissimo pq nossa cultura é uma baderna. Protesto também pela imobilidade de quem se ACHA agente cultural, quando na verdade se faz cultura por aqui vislumbrando chegar em São Paulo e principalmente um protesto bem claro contra o mercenarismo da sobrinha neta de Quintana.



* Todas as imagens desse post são de autoria de David Nobrega.
primeira imagem: casa de cultura Mario Quinatan vista de fora;
segunda imagem: casa de cultura Mario Quintana vista de dentro;
terceira imagem: casa de cultura Mario Quintana vista de cima.

15 de mai. de 2009

Pensiere e Parole no TOP BLOG


Sem tempo para visitar muitos blogs amigos ( só alguns por dia), mas não poderia deixar de divulgar:

"O Pensieri e Parole foi convidado a participar do Premio TOP BLOG BRASIL. Recebi o convite, fiz minha inscriçao e esqueci, ate’ descobrir que tinha que colocar o selinho ali, que com a ajuda do pessoal do site consegui resolver um probleminha na hora de validar o selo. Agora é correr pro abraço. Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.

Top Blog é uma iniciativa da MIXMD, divisão de comunicação digital da MIX Comunicação: Rádio, TV, Internet que pertence ao Grupo OBJETIVO/UNIP, o maior grupo de educação do País.

Portanto deixo aqui o recado:

Vote em mim!, para isso basta clicar no selo que esta’ ali na Sidebar ou mesmo no seloque esta aqui neste post, votar e depois confirmar o voto atraves do e-mail que voce vai receber."

Copiado do blog Pensiere e Parole, da Meiroca.


Como a pessoa aqui não conseguiu colar o link que leva direto para a votação, é melhor vocês irem até o blog da Meiroca e votar por lá! Quem não conhece o blog Pensiere e Parole, é legal ir lá e conhecer né? Vocês não vão se arrepender! Várias dicas (de tudo mesmo), muita amizade, posts legais, coloridos, inteligentes e bem humorados!

Boa sorte Meire menina!!!!!!!!!!

14 de mai. de 2009

Estamos distantes... Mas trabalhando

Pessoas, estamos trabalhando muito mesmo, por isso andamos distantes de seus blogs e do nosso blog.
Como vocês bem sabem, a editora abriu não faz nem um ano... E muita coisa já aconteceu de bom para nós! Agora vamos participar de uma primeira feira do livro. A feira é em Santa Cruz do Sul... Já sabemos que é a primeira de muitas. Vai do dia 30 de maio a 6 de junho, vamos lançar 6 livros pela Editora. Quem está em Santa Cruz ou mora perto não deixe de participar!

Lançamentos na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul da Editora Novitas:

- Sentimento Hiato: O nada profundo & o nada profundo, livro de autoria de Cláudio B Carlos (CC) - autor de Santa Cruz do Sul - Brasil

- Harpa dos Ventos, livro de autoria de Cezarina Caruso - autora de Rio Grande -Brasil

- Pequeno Manual do Vestibular, livro de autoria de Dan Porto - autor de Santa Cruz do Sul - Brasil

- Crianças Refugiadas em Moçambique: Um Drama na África, livro de autoria de Grace Olsson - autora brasileira residindo na Suécia

- Loveland: A casa dos quatro jardins, livro de autoria de Iara de Avellar - autora de Santa Cruz do Sul - Brasil

- Lusitânia Online, livro de autoria de Luís Bento - autor de Portugal


12 de mai. de 2009

A Web anda muito chata!

Então, fiquei sabendo dessa campanha lá no Varal de Idéias, blog do Eduardo.

"A WEB ANDA MUITO CHATA !!!
Se você concorda, cole essa frase, logo abaixo do seu Cabeçalho, e vamos fazer a Web reagir e melhorar!" copiado do varal.

Aderi na hora. Motivos são os que não faltam para a web andar chata, vamos enumerar alguns? Então vamos lá! ( eu pergunto, eu respondo)

1 - Textos longos que normalmente exigem um estudo ou leitura de quem escreve, não recebem tantos comentários, como textos engraçados ou que falam asneira;

2 - Existem inúmeros blogs ótimos com conteúdo que não recebem nem metade de comentários que blogs que amam não escrever absolutamente nada original (tudo cópia de algum lugar);

3 - Alguns se fazem muito de salame, ou seja, todomundoatualmenteépoliticamentecorreto (eu duvido);

4 - Os plágios infinitos e irritantes. Textos que não recebem o devido crédito.
*****************
Se você concorda com a campanha, e não quer dar motivos tudo bem... Eu aderi e dei motivos. Lembre - se que não existe selo nem nada. Para quem se interessar, dá uma passada no Varal.


10 de mai. de 2009

CC versus Copyright versus ISBN



Já que o assunto direitos autorais é rotina nesse blog, vamos colocar nosso ponto de vista seguindo a linha editorial ok? Esse texto é meu e do David.

Desde que pensamos em abrir a Editora, separamos bem: blog é uma coisa livro é outra coisa. Não publicamos mais textos com conteúdo que possa ser reproduzido de forma indevida por terceiros e quem quer um dia vender seu livro não deve colocar em blog o que pensa em publicar. Isso é básico e para investir em um autor realmente aconselhamos isso.

O registro de ISBN e ficha catalográfica é obrigação editorial e de quem pensa em vender livro. Nenhuma livraria ou revistaria aceita livro sem registro para vender e se aceita nos desculpem mas... "bom sujeito não é". Reparem que se tudo na vida é uma burocracia do caralho, com publicação de livro não seria diferente. A ficha catalográfica alguns consideram desnecessária, mas na dúvida estamos catalogando todos os livros, é um direito do autor.

Quando se pensa em idoneidade da editora, solicitem o registro editorial dela. Pelo registro editorial, pode - se consultar os títulos dessa editora direto na biblioteca nacional. Nem todas as editoras tem gráficas e nem todas as gráficas são editoras. Algumas gráficas obtem o registro de editor, mas não fazem a editoração, cobrando todos os serviços em separado. Logo, consideramos essa modalidade como simples gráfica com status (indevido) de editora.

Quem vem com livro "registrado"por Creative Commons acreditando que está garantindo seus direitos autorais, elucidamos dizendo que: Creative Commons de fato não defende direitos autorais e é uma forma "blogueira" de se proteger...

Separando-se livros de blogs, a opção Creative Commons não garante absolutamente nada sobre os copyrights de seu livro:

Ele permite que autores e criadores de conteúdo, como músicos, cineastas, escritores, fotógrafos, blogueiros, jornalistas e outros, possam permitir alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade

Como o descrito acima, a intenção do Creative Commons não é a preservação de direitos e sim a regulamentação da distribuição. Existem inúmeras controvérsias quanto a sua necessidade e aplicação, pode ser muito bem considerado como a prima pobre do copyright...

Na realidade, se sua obra é importante ou você acredita que possa ter mercado, não reproduza na internet!

Ter uma editora não é glamuroso como alguns acreditam; as vezes passam pessoas deveras estranhas pedindo conselhos ou publicação de livro. Um autor em especial apareceu com a sugestão de fazer um livro sem ISBN. Para isso, o autor poderia fazer em casa, imprimir e vender para seus amigos, ou doar e não procurar uma editora. Editoras que publicam livros sem ISBN fazem serviço pela metade, cobrando caro pelo outra parte que diz fazer.

Andamos pesquisando e para a publicação de textos em blog o MyFreeCopyright é um boa coisa, pois atualiza a cada nova entrada através dos feeds de seu blog. Se alguém lhe copiar, você tem a data de postagens para argumentar em juízo. Só não descarte os emails enviados pelo serviço.

Para finalizar, resumindo:

  • Blog é blog. CTRL+C e CTRL+V é possível, fácil, desonesto e rápido. Evite publicar na web algo que possivelmente vá ser utilizado em seu futuro livro.

  • Livro é livro: Seja por qual Editora resolva publicar, cobre o registro ISBN e Ficha Catalográfica.




9 de mai. de 2009

Influenza








Além de São Paulo, os casos suspeitos estão nos estados de Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1). As amostras com secreções respiratórias desses pacientes ainda estão em análise laboratorial.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, na manhã deste sábado, para 3.440 os casos confirmados da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1), em 29 países. Até agora, segundo a OMS, 48 pessoas morreram vítimas da doença. As informações foram divulgadas no site do órgão.



Fico aqui pensando....

Se esta modalidade de Influenza A chega aqui no Brasil e se instalar, pelo menos metade da população vai espirrar no Céu.

Se nos USA e nos México a coisa está preta; se as Oropa trazem notícias de aumento de casos; atravessando os 7 mares, avança sobre Australia e Japão, imagine se o bicho pega em terras de Bananarama?

Tudo bem, para a Influenza A conseguir seu lugar ao sol, vai ter que brigar com a febre amarela e com a dengue, mas pressupondo que ela consiga, como será o atendimento pelo SUS?

Eu tenho para mim que era hora de se tomar uma postura que é...a não postura. Devemos ser todos de agora em diante mal-educados: sem beijinhos babados no rosto ao ver um(a) amigo(a), sem apertos de mão e sem elevador cheio. Isolar-se.

Letícia e eu acertamos em nos mudar aqui para o meio do mato. Nosso contato com outras pessoas é no supermercado e olhe lá.

Nossa vida social continua a mesma, mas quanto a nossos germes, quaaaanta diferença.... Enquanto não aparecer nenhum bugio morto por nossos lados, estamos bem. E quanto à dengue, oras...essa é de casa para quem é brasileiro.

Por isso coleguinhas, em primeiro lugar vamos botar um ponto final em chamar essa gripe de suína, pois nossos colegas porcos nada tem a ver com a dita-cuja. Não foi diagnosticado nenhuma caso de contágio pelo contato direto com porcos. E a carne está livre (pobres produtores que devem amargar um baita de um preju com essa histório, incriminando seus estoques). Depois, vamos deixar de lado as ótimas recomendações de nosso Amado Guia, dizendo que não devemos nos preocupar e sim, preocupem-se (lembrem-se das marolinhas...)

Não é alarmismo, não. É consciência. Essa coisa mata. Eu quero conhecer meus netos.





IEditora Novitas

Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

8 de mai. de 2009

Brasil: um País que vive de incoerência

Quem sabe por não ter conseguido dormir direito eu esteja hoje um pouco mau humorada ?É que quando desligamos as luzes e deitamos para dormir, os cachorros de toda a vizinhança começam a latir. Ficar sentada seja na sala ou na frente do pc durante o dia por causa do trabalho lendo o tempo todo, não é fácil, daí quando não conseguimos dormir de noite, deitamos durante 1 hora na tarde para colocar o sono em dia... Quem disse que conseguimos dormir? É que quando deitamos na tarde, os passarinhos fazem fila para cantar na janela, juroportudo, que se tivesse uma funda na mão, saia tacando pedra nos passarinhos! Antes que ambientalistas me fulminem, eu explico: amo animais, porém existem momentos na vida que uma funda faz a diferença!
Então, eis que lendo jornal impresso, internet, revistas e tal meus "óvú virado" hoje se revoltaram! Somos incoerentes, não consigo entender por exemplo, como é aceitável em um País POBRE como o Brasil, um Deputado conseguir comprar um castelo e outro Deputado afirmar que TODOS são iguais e fica por isso mesmo. Tipo assim, fodam - se vileiros, pobres e sem castelo... Vocês votam e agente enriquece! Pq Deputado recebe salário de rico? Aí está a incoerência... Eu elejo o cara, para ele enriquecer e eu me explodo? Não temos amor próprio!
Assistindo esses dias a GNT, tem um programa furreca que só falta escrever em letras gigantes na televisão: A PULIÇA É NOSSA INIMIGA! VAMÚ FAZÊ UM PROGRAMA SOCIAL E INSINÁ TODO MUNDO A TOCÁ VIOLÃO QUE DAÍ A MULECADA NÃO USA DROGA! É hora de se dizer nesse ponto... Mas que merda é essa? As coisas são mais simples do que imaginamos, é só pagar os policiais de uma forma decente que eles não vão precisar traficar para sustentar suas famílias. PROGRAMA SOCIAL não é escola... Dê educação ao povo carente... Isso faz maravilhas pq ficar ensinando capoeira e violão não faz ninguém se sustentar! Quantos amigos músicos conhecemos que se sustentam com a música, eu particularmente conheço 1 e olha lá! Não quero com isso dizer que ninguém consegue viver de música... Mas tipo, ensino técnico seria uma ótima idéia... Mas não dá né? O marajá precisa comprar uma ilha depois de comprar um castelo... Deve ser isso! Incoerência é pagarmos impostos, vermos essas merdas todas e ainda contribuirmos para PROGRAMAS SOCIAIS... Pagamos duas vezes por algo que não acontece.
Querem ver outra incoerência? Somos tão egoístas nesse País, que tem gente que passou Minas Gerais ignora ... Como se não existisse a pobreza! Tchê... Eu achava que isso era só coisa de gaúcho "achar que o restodopaís" mas não... Pensem coletivamente: Boa parte das escolas desse País não tem parede, nem banheiro e muito menos computador. Daí aqui por essas bandas, se pensa em informatizar ( essa bobagem é discutida faz tempo) todo o ensino, sabe pq? Pq para cima não existe! Se ignora por completo a pobreza geral, e somente alguns são beneficiados. Ainda no Brasil, internet não é para todos, nem telefone celular e muito menos I-pood. Brasileiro tem mania de primeiro mundo e não vai se dar conta disso... Nem se a Angelina Jolie e o Brad Pitt adotarem uma criança brasileira fazendo protesto contra a pobreza do nosso País, vai ter criatura achando uma honra isso!
Se discute tanto a liberdade né? Tudo precisa de discussão, e mais discussão... Reunião para marcar reunião. Somos tão cultos, tão permissivos e tão democráticos que adoramos criar movimentossociais para nada! É tipo assim: Você tem um problema? Seusproblemasacabarem-se... Crie um movimento social e faça caminhadas protestando contra o que o Estado não lhe garante! Mais medonho é ver Movimentos Socias com apóio político... Triste!
Pode ser só um mau humor gigante que toma conta do meu "eu" hoje, mas tenho razão em várias coisas... TPM não é com certeza, só se agora surgiu a TPM fora de época.

7 de mai. de 2009

Dia das mães adiantado e campanha!

O dia das mães está se aproximando. Como é normal, entendemos que é mais uma data comemorativa principalmente para o comércio... Mas vejam pelo lado positivo, as ofertas são ótimas, não só para as mães... Mas para as mulheres! Bem comprei em promoção 5 cremes da Victoria's Secret's no conforto de minha casa pelo preço de 2 se estivesse em uma data normal! Sim, sim... Todos os dias poderiam ser dia das mães!
Eu acho ótimo ser mãe, pq eu juro para vocês que me sinto privilegiada de ter meu filho e dois enteados (mesmo morando longe a preocupação é a mesma)... Não me sinto em um patamar acima da humanidade, longe de mim... Mas me sinto Realizada, é essa a palavra e creio que todas as mães se sintam assim... Bem como os pais, mas estou falando em dia das mães!
O Lucas é minha imagem e semelhança, existiria alguém tão igual a mim? Não, de maneira nenhuma! Quando vejo o Lucas, me vejo... Some - se aí boa parte do geniozinho dele reclamão e cheio de ideias estranhas... Sim é igual! Não existe nada melhor que um abraço gostoso, beijos e aquele: mãe eu te amo! E escutar que se é a melhor mãe do mundo? Não tem preço!
Eu em determinada época criticava a maneira que minha mãe criou eu e meu irmão, e hoje vejo que se não crio igual o Lucas, me aproximo bem do modelo! Que de maneira nenhuma é ruim, tendo em vista que eu e meu irmão somos pessoas boas ( tô me achando a bolachinha mais recheada do pacote kkk). Enfim, eu sou igual ao meu pai, no genio... Mas levo o modelo de criação que tive por parte de minha mãe, pq sempre foi ela que segurou as "pontas " lá em casa comigo e meu irmão.
Bem, minha mãe já foi cúmplice uma vez que matei aula e fui chamada na direção. Ela ligou bem na hora, e disse ao diretor que eu "faltei" pq estava doente! Bom... Não foi nada bonito isso da parte de Dona Ângela... Mas escutei um monte quando cheguei em casa, e nunca mais matei aula!
Dona Ângela, nos acordava, trazia café na cama e passava nossas roupas de manhã cedo para ficar quentinho. Ajudava a estudar, e quando ficávamos até de madrugada estudando para prova... Quem estava junto? Dona Ângela!
Quando tive o Lucas minha mãe se mudou "de mala e cuia" para cuidar de nós. Ficou uns bons 2 meses comigo e ela acordava mais que eu de madrugada!
E sim... Pq não contar? Para eu nascer, Dona Ângela ficou 9 meses de cama em repouso absoluto! É uma doação imensa... E eu só tenho a agradecer! Obrigada Mãe por nos criar, nos aturar e aturar o pai!
Feliz dia das mães adiantado para todas e em especial para minha mãe e a minha sogra ( Obrigada sogra por ter tido o David, senão eu seria feliz pela metade)!
*****************
Mudando de saco para mala

Veja os links AQUI, AQUI, AQUI, AQUI
O assunto, já foi bem discutido nesse blog AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI

Viram?

Agora, copio na íntegra o post da Luci que achei o máximo! Pessoas é importante aderir nessa campanha! É responsabilidade de todos ir contra os blogueiros parasitas!

"A Luma, postou a campanha da Blogosfera Cristã, "Nao seja um blogueiro parasita" e muitos blogueiros aderindo. "Um blogueiro parasita é aquele que depende da criatividade de outro pra sobreviver. Ele já não vê necessidade em trabalhar sua capacidade, pois suas habilidades não são mais de criação, mas são técnicas parasíticas: sucção indiscriminada de palavras, aproveitamento descarado e e sem referência de textos alheios e surrupiamento sutil de boas idéias. Blogueiros parasitas também matam. Assassinam a dignidade, criatividade e confiabilidade da blogosfera." Va na Blogosfera Cristã , participe, pegue o selinho e post. Desde a Pascoa, o assunto plagio, esta em pauta, o Brunno, do Crônicas de afeto, foi, um dos plagiados. Registre seus textos, vigie seus links. Links para pesquisa, enviados pela Luma. http://myfreecopyright.com/
Comunidade internacional para divulgação e combate ao plagianismo
http://getsatisfaction.com/copyrightspot/

Ja postaram a campanha ou assunto pertinente ao plagio
Luma - Luz de Luma
Rosa querida - Rosa147
Regina Maravilhosa - Sheherazade
Leticia - Scriptus
Betty - Betty
Defendeu o plagiador e falou de nos,
Aqui ."




6 de mai. de 2009

A Novitas na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul


A data está definida pela comissão organizadora, formada pelo Sesc, prefeitura de Santa Cruz e Unisc. A vigésima segunda edição vai acontecer entre 30 de maio até 7 de junho e a Praça Getúlio Vargas novamente vai ser a sede das atividades.

Nesse ano, o patrono da Feira do Livro é Charles Kiefer. Autor de mais de 30 obras, o escritor já ganhou 3 vezes o prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. Já o grande homenageado do evento é o escritor venancio-airense Sérgio Schaefer. O último lançamento dele é “O Rio de Heráclito”. O livro foi apresentado na Feira do Livro de Porto Alegre.

A programação completa da Feira do Livro de Santa Cruz vai ser finalizada na semana que vem. Para esse ano, uma das metas é ampliar a participação dos livreiros com o aumento no número de bancas, além de incrementar a programação cultural. Na última edição, mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento. ( Gazeta do Sul)


Os autores da Editora Novitas, estarão representados por seus editores (eu e David) e pelos seus livros. Isso para quem não conseguir comparecer! Teremos estande próprio divulgando os seus trabalhos e a Novitas. Teremos no mínimo dois lançamentos da Editora durante a feira, de corpo presente dos seus autores, pois esses moram aqui na cidade. Porém faremos lançamentos de todos os livros editados, somos de uma editora nova... Logo, todos os livros editados são lançamentos.

No dia 6 de junho às 14 horas , acontecerá um Sarau com debate de autores locais. Iremos participar como autores, quem estiver por perto apareça por lá! Lógico que tentaremos gravar o debate e colocar no youTube para quem mora longe.

Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

Notícia do mês...

"Bolsa família atenderá 1 em cada 3 lares brasileiros em 2010
"O governo aposta na qualificação e expansão do Bolsa-Família. Segundo o Planalto, o programa responde por 20% da redução da desigualdade entre os mais pobres no país entre 2004 e 2006." Retirado da Zero Hora"


- Questionamentos pertinentes:

1- Se o bolsa família irá atingir 1 em cada 3 lares até 2010, significa que o brasileiro está ficando pobre né?

2- Apostar na "qualificação" e " expansão" do bolsa família, é o mesmo que apostar em um povo cada vez mais pobre né? ( Olha como se deturpa significados no Brasil)

3- Ao invés de o programa significar a "desigualdade dos mais pobres", não significa o fim de vez da estrupiada classe média?

4- Alguém além do Governo Federal está comemorando isso?

Preciso fazer isso: Aqui ó para o governo (desgoverno)

Desculpa aí a imagem pessoas... Mas... Foi necessário!


Se o Goveno Federal "qualificar"e "expandir" muito o bolsa família, creio que logo estaremos em grande maioria com nosso cartãozinho na mão... Ou nossos filhos. D E P R I M E N T E F IM
D E V Á R Z E A !


5 de mai. de 2009

Convite

E-mail recebido hoje:


Prezado Amigo:


O Memorial Câmara Cascudo, em comemoração à SEMANA DOS MUSEUS 2009: MUSEUS E TURISMO, apresenta a exposição LER/SONHAR: Signos da busca da brasilidade nas dedicatórias de Mário de Andrade a Câmara Cascudo.
A amizade entre os dois intelectuais brasileiros rendeu uma vasta produção de conhecimento sobre a cultura e a literatura brasileira. A correspondência entre eles estendeu-se de 1924 a 1944 e durante este período foram trocadas várias obras entre os dois.
Para resgatar esta história, o Memorial apresenta a exposição LER/SONHAR, composta por 08 (oito) painéis, além de objetos inéditos do público, como o ganzá presenteado pelo coquista potiguar Chico Antônio a Câmara Cascudo, por ocasião de sua visita com Mário de Andrade ao Engenho Bom Jardim (Goianinha/RN) em janeiro de 1929.

É uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história, da literatura e da cultura brasileira.

LOCAL:  Memorial Câmara Cascudo
                Praça André de Albuquerque, 30, Centro, Natal-RN

PERÍODO: 05 a 31 de maio de 2009.

HORÁRIO: 8 às 17h, de  3ª. a Domingo.


Um grande abraço

Daliana Cascudo

Para quem estiver por Natal, RN, compareça. Como já disse aqui antes, é o melhor (senão único) local para se visitar por lá.

(* foto  do Memorial é do papai aqui mesmo)


IEditora Novitas

Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

4 de mai. de 2009

Existem os que fazem xixi no meio da parede...

Uma praga recorrente em Brasília, são os políticos incapazes de escolher... São vistos como "grilos falantes" e " muristas". São os mesmo que se elegem faz anos e quando se fala no nome alguém sempre diz assim: " vou votar em fulano, pq ele é ético". Na verdade, ninguém nunca viu o que o cara fez, porém a maioria das pessoas prefere votar em quem não abre a boca nunca
( nem para se posicionar ao contrário dos políticos maus) e dar - lhe o adjetivo de ético. Logo, o conceito de ética fica detupardo e não sabemos pq...


A questão do não conseguir escolher é básica... Existem alguns que por não conseguir escolher entre dois banheiros masculinos por exemplo, pq não sabem o melhor e pq não sabem em qual seus "cupinxas"estão fazendo suas necessidades, acabam o fazendo na parede... Sim... Bem no meio dos dois banheiros, e esses se dão muito mal.

O conceito do que é certo e do que é errado, infelizmente faz parte dos significados deturpados! Se reclamo de um político, estou certa... E se escrevo falando horrores deles repetidamente todas as semanas o assunto está atual. Se sou contra o plágio estou certa, mas se o plágio é cometido por quem tem inúmeros links em seus blogs, preciso ficar quieta e não fazer "alarde" afinal de contas, tudo passa...
Pois... Aqui não! E que esse último episódio de plágio, fique como exemplo para futuros plagiadores... Bem conceituados, ou não (acharam estranho isso? Imagina eu? se plagiador tem conceito) Nesse episódio deu para notar o sentimento do deixa disso e do não vou falar nada pq não quero confusão... Ou ainda vou falar o que quero pq não conheço quem reclamou de plágio.

A Luci do Hippos, fez um post interessante que copio na íntegra aqui.


"A Betty com problemas de conexao, postou atrasada, sobre o plagio ao blog "Cronicas de afeto", historia que rola, desde a Pascoa.

So que, nao foi so o Brunno a ser plagiado, tem mais.

Saiba no blog dela Aqui. E preciso, bom senso, antes de ir comentar em blogs, pois, deixa muita gente em saia justa, Aqui ."


A Betty , que lá pelas tantas foi atacada por não compactuar com o plágio, tem um post interessante AQUI


E eu, ainda colo mais provas do plágio descarado... Dessa vez com comentários nos posts do Bruno, no ano em que foram publicados.
Texto: Se esse texto fosse ... Sobre amor (com comentários no ano que foi publicado)

Plágio: Fragmentos da minha alma (inclusive com a foto da publicação original)

**********************

Texto: Que marcas você tem deixado ( com comentários no ano que foi publicado)

Plágio: Fragmentos de mim ( texto que utilizou diversas frases e modificou o texto original, porém não deixa de ser plágio)

**********************

Texto: Cada vez mais essencial (com comentários no ano que foi publicado)

Plágio: nesse link, com data de 2009, não pode ser aberto pq o post foi deletado antes de deletar o blog

********************

Texto: Falta (com comentários no ano de publicação)

Plágio: Colcha de retalhos (com partes do texto original que não deixa de ser plágio)

Que não reste dúvidas de quem plagiou, que foi sim a Cristiane Penaforte. E que dá próxima vez, as pessoas não saiam por aí falando todo tipo de besteira e se colocando em SAIA JUSTA, como bem lembra minha amiga Luci!




3 de mai. de 2009

Babys crescem...






Crianças e adolescentes leitores


Crianças e jovens leem mais livros que adultos. Pode ser a influencia do colégio ou mesmo de casa, mas o fato é que eles movimentam o mercado editorial brasileiro em mais de 35% dos livros.
Meu filho de sete anos faz a leitura de dois livros que pega na biblioteca do colégio por semana e ainda lê seu livro de cabeceira que normalmente tem mais de 100 páginas, entre figuras e textos. Uma pergunta importante, será que eles entendem o que estão lendo? Creio que sim! Na idade do Lucas (meu filho) eles já começam a fazer fichas de leituras sobre o livro, separam nome de autor, ilustrador e fazem um resumo sobre o que foi lido, bem como desenho da parte que mais chamou a atenção. Pode - se entender, como um início à interpretação de texto, que alguns criticam fervorosamente, uma vez que o aluno não pode criar em cima(discuto isso)... E sim responder a perguntas (prontas) sobre o texto lido. Bem, eu particularmente adoro interpretação de texto, é uma ferramenta útil para "medir" se o que foi lido foi entendido.
As crianças pequenas na hora da escolha do livro, os preferem coloridos e dão pouca importância para as palavras. Já quando começam a crescer, gostam de se desafiar... Lendo livros com mais páginas para mostrar a professora e aos colegas a quantidade de páginas que está lendo.
Esses dias aqui em casa, o Lucas pegou um livro do Mário Quintana (totalmente sem figura) e leu duas poesias... Ele odiou e ainda utilizou a palavra: ridículo! Corrigi, dizendo que "ridículo" não cabia a Mário Quintana e que ele era um dos maiores poetas que existiu. Hoje fui ao quarto do Lucas, arrumar e vi que o livro de Mário Quintana estava no chão perto dos tacos de jogar "tacobol"... Sinal que ele está lendo, mas como o Lucas é totalmente do contra, ou seja , quando comento minha opinião ele retruca e diz que é ao contrário não vou me emocionar e dizer: Poxa vida filhote... Fiquei feliz em ver o livro do Mário Quintana no teu quarto!" Vou esperar ele ler e se quiser comentar comigo, tudo bem!
Conversando com uma autora de livros infantis, ela dizia que as crianças leem muito pouco! Que não conseguiria vender livros uma vez que seu público alvo eram crianças de escolas estaduais e não particulares. Honestamente, livros infantis tem preços muito diferenciados... Encontramos livros por até R$ 2,00, lógico que o livro não tem um material tão bom, porém não deixa de ser portador de texto... E sim as pessoas compram, as crianças querem e elas fazem a leitura.
Apesar das escolas não introduzirem autores novos em suas leituras obrigatórias, as crianças começam a se interessar por livros cada vez mais cedo e permanecem leitoras até o término do colégio. Com o aumento da idade o número de livros diminui, mas isso não é problema... É que as imagens e ilustrações somem e ficam só textos e com as mais variadas atividades, normalmente adolescentes estipulam um horário para leitura, a grande maioria antes de dormir.
Depois que passou o vestibular, o consumo de livros de gosto pessoal cai bastante. O aluno tende a ler livros que lhe são interessantes para a faculdade, e pelo preço desses livros realmente não sobra muito para comprar livros de gosto próprio. Passada a faculdade, é que compramos livros que temos interesse pessoal de ler... Olhem suas bibliotecas pessoais e vejam se não é assim que funciona. Claro isso não precisa ser uma regra, mas uma boa parcela de pessoas observarão que sua vida - de - leitor funciona assim mesmo.
Quando se vira adulto, realmente o que mais existe é a não leitura de livros. Quem lê um livro por ano, ou até dois, não pode se considerar leitor e sim quem sabe um "analfabeto leitor"

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem." - Mário Quintana

Adultos não leitores, não influenciam seus filhos e nem os fazem leitores no futuro. Penso que quem lê um livro por ano, na verdade lê um livro na vida... Certamente esses são os alunos que vão pedir para seus pais lerem seus livros obrigatórios no colégio e são os mesmo que copiarão resumos de colegas leitores na faculdade, ou seja, só lerão um livro na vida e esse com certeza deva ser algum de dieta, ou de ficar rico em vinte passos, ou mesmo algum que ensine a ser feliz.
Mas é satisfatório saber que crianças e adolescentes são mais leitores que adultos... O desafio imagino eu, seja fazer o adolescente continuar sendo um leitor quando adulto.


*Imagens retiradas do google, não sei a autoria mas se souber me avise que coloco os devidos créditos.