21 de mai. de 2009

Choradeira Gaudéria

Herdeiro da Pampa Pobre

Gaúcho da Fronteira - Vaine Darde

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a estória
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam as mãos de minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecidos vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas

O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas ...

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Nós gaúchos, sempre tivemos postura de éticos em meio ao cenário caótico da política nacional. Sempre tive comigo que vivíamos encastelados por lideranças que figuravam no cenário nacional, e nos tratavam como idiotas, uma vez que discursavam berrando e se descabelando contra as barbaridades de Brasília e quando chegavam lá, ou se calavam indicando que compactuavam com aquilo tudo, ou na calada da noite fechavam conchavos sem se deixar fotografar para aparecer no jornal.
Eu sempre tive comigo também que os políticos gaúchos, acreditavam que estavam imunes a investigações e que podiam fazer qualquer coisa... Afinal de contas " o povo gaúcho é ético por natureza" e quem iria desconfiar que éramos iguais ao povinho de Brasília? E eis que a casa caiu para deixar gaúcho velho de barba branca, prenda de facão na mão e cusco pirado! Para o bem da nação e provando que nem todo povo gaudério é demente... Sim... Nós somos iguais ao RESTODOBRASIL! Temos políticos desonestos que dão de mão no nosso dinheiro, falam o que querem, e nos deixamos enganar ainda...
A Yeda, conseguiu o que nenhum governador gaúcho conseguiu... Tá no fundo do poço e na vala comum, uma vez que inúmeras acusações são levantadas contra ela, e para ajudar o vice - governador que virou oposição já havia denunciado várias vezes o caixa 2 da campanha. Diversos deputados estaduais do rio grande do sul, não sabem o que estão fazendo na Assembléia Legislativa, e seguindo regra... Todo mundo tem o rabo preso, incluindo o PT. O PDT, agora não sabe se apóia ou não a CPI contra o Governo da Yeda... Isso só para testar se Brizola morreu mesmo (deve ser) e se não vai cavar até sair do caixão e ensinar política para o PDT novamente! É nítido que o PDT está barganhando com oposição ou situação para ver o que compensa mais. Falando em PDT, tem o Sérgio Moraes, marido da Prefeita Kely Moraes da cidade onde moramos... Ele tem a cara de pau de agradecer aos jornalistas por terem tornado ele conhecido em todo o Brasil! Tipo assim... É um tapão na cara não só do gaúcho, mas de todo o Brasil, uma vez que deixam o cara na mídia e tem criatura que diz: "pelo menos ele falou a verdade" . A bem da verdade, é que to me lixando tb para ele, mas não quero ver ele eleito novamente! Kely Moraes esposa do Sérgio, em Santa Cruz, comprou um carro zero para a prefeitura, ventilou a hipótese de fechar a gruta dos índios, e o MASC que é o Centro de Cultura de Santa Cruz. Enquanto isso reforma o autódromo de Santa Cruz para "divertir o povo". Bem... Quem pensa em fechar um dos únicos parques a céu aberto da cidade, e uma das casas de artes não pode pensar em cultura... Tá pensando em emburrecer o povo, e ninguém tem voz para ir contra isso... É lamentável! Quanto ao autódromo, já fomos uma vez... Lembra aquela antiga arena romana sacam? Tem algumas arquibancadas para quem tem dinheiro sentar e um mundo de brita para o povoão colocar cadeira de praia e olhar os carros correrem... E ainda se paga para sentar na brita!
O Governo da Yeda, é simplesmente um desperdício de dinheiro público, "oquei" ela até que arrumou a "casinha" ... Mas tem muita treta no meio! Mas daí surge aquela incógnita e dá um medão... O que virá nas próximas eleições? Tarso? Manuela? Fogaça? Luciana Genro? Quem seria o menos pior? Situação caótica e futuro medonho para cá!
****
Sabe o que é? Durante muito tempo convivemos com a hipocrisia absoluta e agora tudo estoura junto, ou seja, muita gente caiu do cavalo com as esporas na bunda! Prontofalei... E não que eu fique contente com a desgraça toda... Mas serviu para elucidar principalmente quem usava a frase: "não tá morto quem peleia" para falar mal da política nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..