21 de fev. de 2009

Diferenças


Fizemos uma pesquisa nos últimos dias, sobre livros para ver o que as pessoas já leram ou gostariam de ler. Se preferiam livros em papel ou E-BOOK . A pesquisa está está aberta, mas já dá para ter uma boa amostragem : 134 pessoas responderam. Para quem não viu os livros da pesquisa, a grande maioria são clássicos da literatura, aqueles que todos já leram, ou irão ler. O livro impresso ainda é o LIVRO , dos 134 que responderam somente 5 preferem E-BOOK. E a grande maioria das pessoas que responderam a entrevista fazem a leitura de livros em mais línguas sem ser o português. A média de livros por ano das 134 pessoas é 30 livros. Uma boa média, e certamente quem respondeu é quem realmente gosta de ler de verdade, senão a média de livros por ano seria muito baixa.
****
Sabem... Faz algum tempo, eu e David fechamos nossos blogs de poesias e contos. E o nosso normal não é escrever e jogar na net direto. Nem atualizo mais meu blog fechado, todos meus textos e poesias estão em arquivos e alguns no meu caderninho, penso que a internet é diferente da publicação de livro. Na net, poucos são os que criticam e pouquíssimos são os que falam a verdade sobre o que escrevemos. Ler um "ai que poesia linda" não é índice de poesia ou texto bom... Pelo menos eu penso que não. Sair do virtual e ir parar em prateleira de livraria é diferente, e daí se escuta coisas bizarras sobre o que escrevemos, ou até coisas lindas... Mas é dito no olho, ou quando alguém que tu não conhece compra um livro teu e resolve mandar e-mail, elogiando ou destruindo teus textos... Isso faz parte. Eu por exemplo, não curto Cecília Meireles como amo de paixão Hilda Hist. Algumas leituras de Cecília não mexem comigo, e outras não gosto... Outras gosto muito, mas é muito diferente da Hilda que é uma autora que sempre gosto do que leio. Gostos são gostos! Desde que abrimos a editora, estamos atrás de autores novos, e de 1.200 blogs que olhamos somente 40 apresentam poesia que bate entendem? É a questão do gosto... Eu tenho o meu e o David tem o dele, as vezes ele gosta do que lê em algum lugar e eu não... Mas já que um gostou, tocamos ficha. Existe uma grande parcela de autores que não publicam textos na net, só depois de sair em papel, e esses sempre tem um livro zero bala guardado esperando a impressão. A maioria dos blogs ou sites desses autores, contém nada de texto inédito, muita biografia e bibliografia... O que acho muito interessante. Estou só escrevendo isso, pq nos últimos dias recebemos vários e-mails de autores, e a grande maioria pensa em publicar em papel o que está na net... Não funciona! Não dá para nós editora, investir em autores que tem todos os textos na net, não existe retorno para quem investiu e com certeza o autor também não vai ter o retorno que merece. Quem quer fazer contrato e receber 10% de direitos autorais, precisa vender seu peixe também... Isso é fato, e textos na net são públicos... Essa é a grande diferença.
Outra diferença é... Quero publicar um livro, ou quero publicar um blog de poesias e textos? Quero isso para minha vida, ou não? Para quem publica em blog por prazer suas poesias e não pensa em publicar em livro, tá beleza.
***
A medida do possível iremos os autores da Editora Novitas, e o primeiro a ser publicado é o Luís Bento. O Luís, vai publicar dois livros com nosso selo, é de Portugal e vai participar também da I Coletânea Scriptus, que até o final de março, já vai estar a venda direto com os autores e no site da editora.

Um pouco do Luís : Nascido em Lisboa, no dia 26 de Dezembro de 1964. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1990, foi professor de Francês no Ensino Secundário durante dois anos.

Desde 1992, que trabalha numa instituição bancária, em Lisboa.

Publicou alguns poemas e alguma prosa em suplementos literários de jornais diários portugueses durante a década de 1980.

Gere desde Outubro de 2008 o blog bento-vai-pra-dentro-bento.blogspot.com,

onde publica diversos textos de prosa sobre diversos temas, com especial incidência na crítica de costumes e da à sociedade portuguesa actual..




Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..