11 de jan. de 2009

A última geração

Fico feliz de constatar que faço parte da última geração que soube brincar e aprendeu a escrever. Atualmente crianças de 9, 10,11,12, etc... Passam mais tempo na frente do computador, televisão e video - game do que brincando na rua ao ar livre com as outras crianças. Alguns dirão que o mundo está violento, melhor as crianças ficarem em casa... Eu já sou da opinião que o mundo está muito "moderno"para o meu gosto! Se observarmos bem, nas praças e parques se encontram crianças até 8 anos no máximo, e na rua adolescentes maiores "curtindo", e onde está a outra faixa etária? Respondo com a resposta que recebi de minha prima de 14 anos, quando questionei pq em um dia de sol cortante nos pampas e com uma piscina imensa para se refrescar, ela estava na frente do pc trancada no quarto com o ar condicionado ligado... e ela respondeu: Pq todos os meus amigos estão aqui! Lindo isso... Estamos criando crianças semi - obesas, sem saúde e enfurnadas na frente do computador, arrisco até que essas crianças são incapazes de manter relações "saudáveis"(?), uma vez que preferem viver o mundo virtual sem contato para partir para a vida... Está tudo ligado com aquela teoria do maravilhoso "mundo teen"que amo de paixão, onde adultos de 35 anos ainda moram na casa de seus pais para terem onde comer de graça e alguém para lavar sua roupa... Ou até a princesa encantada ou príncipe encantado resolver resgatar o dito cujo direto para um castelo imenso com 15 empregados. Plano de vida? Saí fora!Todo mundo gosta de comodidade... Mas nada mais precioso que conquistar instabilidade e comodidade com o trabalho... Captaram? Mas o maravilhoso mundo teen, não é o assunto desse post, e sim o tipo de criança que estamos criando. Dá para falar inclusive no dialeto" jovial" que utilizam atualmente...como esse povo vai fazer vestibular? Por isso que o ensino é uma bosta nesse País ( é facilitando que se passa).
Sinceramente... Antes o mundo sem ser tão" facilitado" e crianças na rua brincando felizes... Ou em seus condomínios. O ostracismo que vivem alguns é impressionante... E se notarmos nem estudar eles estão na frente do pc, acreditam que estão convivendo com seus amigos... Ou seja, vivendo ( da maneira moderna, óbvio)! Eu já nem sou ligada muito em tecnologia, não tenho mp3 muito menos mp4, meu celular é para se comunicar via telefone com as pessoas e não entrar em e-mail, ver clipes, etc... Abobem - se: NÃO TENHO MÁQUINA DE LAVAR ROUPA! Sou da opinião que um tanque lotado de roupa, me acalma e ainda por cima faz eu mexer o músculo do meu braço, para poder dar o tão sonhado "tchauzinho". Anti - modernidade? Não... Só não deixo as máquinas substituírem a vida por completo. Fico deprimida de escutar crianças de 7 anos falarem em um pátio gigante: Que saco não tem nada para fazer! Opa... Que subam nas árvores, montem fortes com soldadinhos e passem menos tempo jogando na frente do pc. É mais cômodo para os pais deixarem seus filhos "brincando" na frente da televisão ou do computador... Porém não existe controle sobre o que fazem ou falam. Como o Brasil vive um simplismo fantástico, e uma "liberdade" de pensamento incrível, onde todos podem tudo e devem quase nada... Fico com muita pena da geração do meu filho, e mais ainda da geração que está atrás da minha, sem controle acabam aprendendo o dialeto internético fácil, e ainda por cima não se movimentam. O que era para facilitar a vida, acaba se transformando no único meio de vida! Enfim... Fico feliz de ser a última geração que jogou war, imagem e ação e uno com os amigos. A mesma geração que no colégio aprendia com o professor e não com o facilitador ou orientador de educação. E sim... Nada mais bacana que sonhar em viajar e não ficar "viajando" no google earth... Achando que isso é a mesma coisa que pegar um avião e ir para onde se sonha... Saudades do meu avô, que me disse uma vez que era para eu trabalhar e conseguir o meu dinheiro para viajar, e não me contentar com a "máquina de ilusão". Seguindo essa linha acabo meu post por aqui e volto ao meu trabalho!
Abraços e boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..