17 de nov. de 2014

125.000 imagens para uso gratuito


Quando se fala em disseminação da cultura, muitas vezes as pessoas confundem com obra gratuita, o que é um erro imenso tendo em vista que sim, artista come, tem contas a pagar e impostos a recolher como qualquer pessoa "normal". Ao deixar este plano para fazer arte em outras esferas, notáveis da música, da pintura, da literatura deixam para trás obras fantásticas sem herdeiro para reclamar direitos autorais. Obras físicas podem ser destinadas a uma coleção particular ou museus, enquanto a música é editada, remasterizada e será sempre contemporânea.

Não seria bom se todo ser humano pudesse fazer um tour por todos os museus do mundo, bebendo a sabedoria dos mestres da antiguidade e conhecendo as novas tendências? A internet facilitou muito nesse quesito, pois é claro que um roteiro desses não seria barato e conforme certos trabalhos publicados, o visitante padrão de museus está locado em uma faixa restrita da sociedade. Os tours virtuais são uma boa maneira de conhecer a vida fora de nossa zona de conforto.

Muitos museus já oferecem catálogos completos para o público web e um dos mais fascinantes é o Rijksmuseum, em Amsterdã.

Lar de vários artistas holandeses, que vão de Rembrandt a Veermer e cercado por outros museus -- o Van Gogh e Stedelijk -- Rijksmuseum disponibiliza agora todas as obras de seu acervo em alta-definição. Acessando e após um registro simples, o usuário poderá explorar e pesquisar a coleção peça a peça, além de poder fazer uso das imagens da maneira que quiser gratuitamente.

De tattoos a painéis, camisetas a panfletos, tudo que você imaginar é possível com as mais de 125.000 obras-primas disponíveis.

Quer melhor maneira para divulgar cultura e conhecimento?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..