10 de abr de 2011

Agnolotti do meu jeitão

Agnolotti (ou anholoti para os puristas da língua pátria) nada mais é que uma "trouxinha" de massa, recheada a seu gosto. Na internet há uma grande quantidade de receitas, mas aí vai a minha que tem o melhor controle de qualidade possível: dona Letícia e seu Lucas.
Para ficar claro, é necessário lhes dizer que eu não doso, peso ou meço nada na hora de fazer, então os ingredientes são mais ou menos o que vou colocar aqui.



Massa esticada e aberta
Massa:

400 gr de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de azeite
água

O ponto da massa é o de sempre: desgrudar da mão, etc e tal. Se ficar muito molenga, mais farinha. Se endurecer a ponto de precisar chamar o cilindro para asfalto de sua Prefeitura, um pouco mais de água. Essa massa dá para uns 15 agnolottis.

Recheio de Ricota:

300 gr de ricota fresca
Fechando a "trouxinha"
Um maço de espinafre já refogado, com um pouco de azeite (não ponha sal, que o danado fica muito mole e úmido. Basta um pouco de água e panela tapada por 10 minutos para refogar)
Algumas folhas de manjericão, que refoguei junto com o espinafre.
Salsinha e cebolinha a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta branca a gosto.
Sal a gosto.
1/2 cebola ralada.
1 dente grande de alho ralado.

Molho Branco:

1 litro de leite (uso desnatado, por questão colesterolítica)
Fechado e pronto
Cebola, a outra metade daquela que usei acima.
Alho amassado a gosto.
Azeite.
2 caixinhas de creme de leite (light, se for vosso caso)
Refogar os temperos, aquecer o leite até quase a fervura e juntar o creme de leite. Se não engrossar, uma colher de manteiga (margarina não funciona) e, se mesmo assim o seu molho ficar aguado, o velho truque do amido (Maizena®) diluído em água e derramado aos poucos no molho, mexendo sempre.

Agora vamos montar a bagaça. Abra a massa com rolo até deixar bem fina. Bem fina é quase transparente mesmo. Corte em quadrados de mais ou menos 10 cm de lado, colocando um boa porção do recheio no meio. Una as quatro pontas, amassando as aberturas para que o recheio não vaze.
Coloque as trouxinhas em uma assadeira mais alta que as danadinhas, cobrindo com o molho branco. Isso é importante porque a massa será cozida no molho, capicce belo?

Depois de 15 a 20 minutos no forno, basta assoprar bem e comer.

Tempo de preparo: 45 minutos.
É isso aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..