30 de ago. de 2009

"Em nosso século, o 'grande homem' pode ser, ao mesmo tempo, uma boa besta."

Se pegarmos algumas frases de Nelson Rodrigues conseguimos fazer um texto atual. Nelson Rodrigues era daqueles intelectuais que enxergavam além do seu tempo... E ele cantou a bola antes: 

"O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente."

E disse mais:

"Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício."

E mais:

"No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, volatizada, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando."

Ele era uma pessoa que não tinha medo de ter posição, e era clara e óbvia! Se todos tivessem escutado ou lido Nelson Rodrigues... 

"Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura."

Hoje temos liberdade? Se é a liberdade de poder falar mal do governo e votar... Não temos liberdade!

"Com o tempo e o uso, todas as palavras se degradam. Por exemplo: liberdade. Outrora nobilíssima, passou por todas as objeções. Os regimes mais canalhas nascem e prosperam em nome da liberdade."

E o que dizia ele da Juventude? Atualmente muitos jovens se elegem pq são jovens e pq dizem que simbolizam a mudança... "O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: - o da imaturidade."

"Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes 'É proibido proibir' e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais."


Pois é... Nada é novidade tudo o que falamos hoje já foi dito anteriormente. É interessante e triste ao mesmo tempo conseguir montar um texto atual somente com as frases políticas de Nelson Rodrigues.

Frases retiradas desse site AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..