9 de jul. de 2009

Filosofia de boteco!

Já diziam os velhos sábios que filosofia de boteco pode consertar um País, mudar o mundo e até a vida! Bem, o bom da filosofia de boteco é que ela acaba na mesa do bar mesmo, pq no outro dia é a mesma coisa... A vida continua! Vejam bem... Se todos os botequeiros se unissem em um único afeto ou uma única causa, realmente teríamos uma grande revolução social quiçá mundial! - Eu creio na força!

Atualmente onde é proibido proibir, onde pais não podem mais dar palmadas, onde crianças de 8 anos podem decidir o futuro de uma família, onde as crianças não rodam mais, onde professores são impedidos de dizer o que está certo ou o que está errado, onde adultos são condenados por fumar tabaco e existe ministro por aí fazendo passeata pela liberação da maconha... Atesto: estamos conseguindo deixar para a próxima geração uma pilha de discursos vazios, pq fazemos a filosofia de boteco mesmo que seja por computador - Não discutam comigo "oquei" quem tem a palavra no boteco sempre tem razão! Essa é a lógica!

Tem a turma do boteco que se reúne pela manhã ou início da tarde para tomar um cafezinho... Esses são os safenados e os com mais de 75 anos, mas a filosofia do boteco é algo que fica, captaram? Reunidos em volta da mesa com cafés e águas minerais em punho eles falam de tudo, reclamam da vida e sim... Sim... Acham soluções viáveis para qualquer problema, seja de cunho pessoal como problemas do bairro e também da economia mundial. Depois eles olham o relógio, falam que estão ocupados e voltam para seus afazeres diários... Já discutiram né? Solucionaram o mundo!

Esses dias eu e David estávamos sentados em um dos nossos lugares favoritos para tomar café na cidade, e foi impossível não escutar as filosofias alheias... Aquelas que dão bons contos e que te dão uma pontinha de esperança que o mundo pode ser um lugarzinho gostoso de se viver... Pelo menos as pessoas discutem... Dizia aquele senhor bem vestido empolgado:

- A culpa de tudo dar errado é do computador! Meu filho é formado em ciências da computação e tá sempre tendo que passar aquele tal de anti vírus porque se não passar "eles" ficam sabendo todos os nossos dados!

O outro senhor com roupa esportiva disse:

- Eu não pago nada pela internet! Pego fila de banco mesmo! Para nós é uma vantagem pq na verdade a nossa fila no banco é pequena. Escrever meu CPF em cadastro de internet? Jamais fiz... "eles" nunca saberão meus dados!

O senhor empolgado responde:

- Eu falei para meu filho : continua jogando basquete que tem futuro! O guri era bom, mas preferiu fazer essa faculdade, agora precisa estar sempre estudando e nunca tem dinheiro. O único que se deu bem nessa área foi o Bill Gates!

Um outro senhor fala:

- Essa gurizada não quer nada com nada! Na idade deles eu estava casado e já tinha comprado uma casa e um carro. Hoje, eles se casam só depois de fazer a vida! Na verdade, eles querem sair, beber e ficar com várias. A vida passa e eles não fizeram nada que preste!

Um senho de bengala interrompe:

- Bons tempos aquele nosso que só precisávamos nos preocupar em trabalhar que sabíamos que tudo ia dar certo! Hoje eles trabalham, se preocupam com a economia mundial, com a política, mas na verdade não se preocupam com nada e nem dinheiro ganham! Eles não tem foco!

Viram? É dessa filosofia de boteco que falo! Ali em menos de meia hora aqueles senhores descobriram que só o Bill Gates se dá bem na informática, que nós não temos foco na verdade e que trocando em miúdos precisamos de no mínimo dois empregos para conseguir na vida o que eles conseguiram trabalhando por baixo, mas sabiam que iam melhorar de vida! Agora só não entendi o "eles"... "eles"nao descobrem meus dados... " eles"e tal... Ficou meio matrix! Mas a verdade? Eles viveram um bom tempo aqui no Brasil, alguns começaram como ajudante do cafezinho ganhando pouco, mas conseguiram por méritos próprios uma diretoria importante na mesma empresa. Hoje vemos gente com mestrado frustrado trabalhando por um salário que não cobre nem seus gastos com estudo! Vemos outros gastando pilhas de" reais" por ano na tentativa de passar em concurso público, e sim... Sim... Todos nós jogamos na mega - sena para ganhar dinheiro de verdade!

Filosofia de boteco é assim... Vários assuntos discutidos, nada solucionado, mas o bom é estar entre os amigos até para ver que não somos os únicos a pensar sobre algum assunto! Não sei de vocês, mas mesmo não concordando sempre com o que as outras "mesas filosóficas" discutem em um boteco, eu gosto de observar e achar algum fundamento no que falam.


<span class=

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..