Vi uma coisa esses dias em um blog que conheço que não achei legal sabe? Tipo assim... Para que "criticar" na caixa de comentários? Eu já entendo que não é crítica literária e sim esculhambar com o blog dos outros. Bem já aconteceu por aqui algo semelhante, e não queria nem lembrar... Mas fiquei revoltada com o comentário de mais um que veio para "iluminar" a internet da ignorância alheia (isso segundo o cidadão)... Deixo aqui um puxão de orelhas!
"Em jornalismo crítica é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação. A crítica é feita pelo crítico, jornalista ou profissional especializado da área, que entra em contato com o produto a ser criticado e redige matérias ou artigos apresentando uma valoração do objeto analisado. Em geral, o crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que dêem sustentação a seus argumentos." (continua)
Bem, vocês sabem diferenciar crítica de esculhambar o trabalho alheio? Para mim é muito fácil! Jamais em hipótese alguma ousarei corrigir erros gramaticais em posts pela internet, corro o risco de virem até meu blog e enumerarem todos os erros dos meus posts. E acho deselegante fazer correções quando não sou convidada... Isso não ajuda absolutamente nada!
- Não qualifique pessoas - Afinal de contas, quem é o ser superior que pode determinar se você é burro, ignorante ou analfabeto? Vejam bem, se eu pegasse um original de livro toda a semana e saísse xingando todo autor que escreve errado, mesmo quando é professor de português, eu estaria pobre miserável e provavelmente meu espelho estaria quebrado em casa... Ou seja, querido colega de blog, se olhe no espelho e não seja grosseiro.
- Quantos livros de autores importantes que você leu e não contem um erro bobo? Pode ser até erro de digitação... Mas sempre alguma coisa se perde no meio do caminho. E daí... Altera o rumo da história? As vezes é tão bobo o erro que nem se percebe! Mas daí eu acordo azeda um dia e escrevo um monte de besteira sobre determinado autor que já tem sua fama no mundo literário, tomo um processo nas costas e saio dizendo que isso é um agravante contra a liberdade de expressão! UFAAAAAAAA... Bem, se quer criticar faça bem feito e tente não atingir a pessoa e sim sua obra... Pq não? Afinal de contas nem todo escritor é o que escreve né? O que isso quer dizer? Que todos erram, que todos podem errar... Até o mais chique dos escritores ao mais baixo "clero" escritor! Tente você meu amigo escrever 200 páginas sem cometer um erro... Se você consegue, você é o máximo ok?
- Qual a diferença entre: "Olha pessoa, não concordo com sua opinião por esse e esse motivo ... " de " Pessoa, tu escreveu jeito com "g"viu? E mocinha com "ç", tchau teu blog é muito bom! "
"Qual é o mais duro dos críticos? O amador malogrado."
(Goethe)
************
Mudando de assunto, vocês já viram o filme O curioso caso de Benjamin Button? Muito bom! Fazia tempos que não via um filme tão bom... Lógico tirando os filmes franceses que no meu conceito batem de dez a zero em algumas produções americanas!
O ser diferente é preocupante? Nem tanto... O filme fala muito nisso, seja preto, gordo, magro, branco, amarelo, mulher, homem, jovem ou velho... Nunca é tarde para recomeçar e todos podem fazer o que quiserem e ser como querem, tem até o capitão do barco que é artista no filme não é mesmo?
Muito bom o filme, quem não viu vale a pena assistir!
******
Estão abertas as inscrições para o primeiro concurso literário da Novitas! Quer participar? Confere AQUI ou AQUI !
P.S. O Site também mudou de "roupa", ficou bem mais bonito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Livre para opinar, mantendo a educação..