15 de jun. de 2009

Na ordem: puxão de orelha, filme bom e concurso literário


Com a popularização da internet, muitos aprenderam a escrever... outros viraram jornalistas, alguns contistas e poetas, outros tantos escritores, e aos milhares... "Críticos literários".
Vi uma coisa esses dias em um blog que conheço que não achei legal sabe? Tipo assim... Para que "criticar" na caixa de comentários? Eu já entendo que não é crítica literária e sim esculhambar com o blog dos outros. Bem já aconteceu por aqui algo semelhante, e não queria nem lembrar... Mas fiquei revoltada com o comentário de mais um que veio para "iluminar" a internet da ignorância alheia (isso segundo o cidadão)... Deixo aqui um puxão de orelhas!

"Em jornalismo crítica é uma função de comentário sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação. A crítica é feita pelo crítico, jornalista ou profissional especializado da área, que entra em contato com o produto a ser criticado e redige matérias ou artigos apresentando uma valoração do objeto analisado. Em geral, o crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que dêem sustentação a seus argumentos." (continua)


Bem, vocês sabem diferenciar crítica de esculhambar o trabalho alheio? Para mim é muito fácil! Jamais em hipótese alguma ousarei corrigir erros gramaticais em posts pela internet, corro o risco de virem até meu blog e enumerarem todos os erros dos meus posts. E acho deselegante fazer correções quando não sou convidada... Isso não ajuda absolutamente nada!


- Não qualifique pessoas - Afinal de contas, quem é o ser superior que pode determinar se você é burro, ignorante ou analfabeto? Vejam bem, se eu pegasse um original de livro toda a semana e saísse xingando todo autor que escreve errado, mesmo quando é professor de português, eu estaria pobre miserável e provavelmente meu espelho estaria quebrado em casa... Ou seja, querido colega de blog, se olhe no espelho e não seja grosseiro.


- Quantos livros de autores importantes que você leu e não contem um erro bobo? Pode ser até erro de digitação... Mas sempre alguma coisa se perde no meio do caminho. E daí... Altera o rumo da história? As vezes é tão bobo o erro que nem se percebe! Mas daí eu acordo azeda um dia e escrevo um monte de besteira sobre determinado autor que já tem sua fama no mundo literário, tomo um processo nas costas e saio dizendo que isso é um agravante contra a liberdade de expressão! UFAAAAAAAA... Bem, se quer criticar faça bem feito e tente não atingir a pessoa e sim sua obra... Pq não? Afinal de contas nem todo escritor é o que escreve né? O que isso quer dizer? Que todos erram, que todos podem errar... Até o mais chique dos escritores ao mais baixo "clero" escritor! Tente você meu amigo escrever 200 páginas sem cometer um erro... Se você consegue, você é o máximo ok?


- Qual a diferença entre: "Olha pessoa, não concordo com sua opinião por esse e esse motivo ... " de " Pessoa, tu escreveu jeito com "g"viu? E mocinha com "ç", tchau teu blog é muito bom! "

Quer corrigir, envie por e-mail, não aponte nos comentários , tudo bem que a internet é terra de ninguém, mas você é revisor de texto contratado pelo google ou blogger? Não tem nenhum erro nos seus textos? Seja elegante e não fique reclamando de liberdade de expressão... Isso não tem nada a ver com liberdade de expressão! Liberdade de expressão me dá direito de ser grosseiro ou estúpido? Bem... Se lhe dá direito a isso, use do amigo bom senso!

"Qual é o mais duro dos críticos? O amador malogrado."
(Goethe)

************

Mudando de assunto, vocês já viram o filme O curioso caso de Benjamin Button? Muito bom! Fazia tempos que não via um filme tão bom... Lógico tirando os filmes franceses que no meu conceito batem de dez a zero em algumas produções americanas!
O ser diferente é preocupante? Nem tanto... O filme fala muito nisso, seja preto, gordo, magro, branco, amarelo, mulher, homem, jovem ou velho... Nunca é tarde para recomeçar e todos podem fazer o que quiserem e ser como querem, tem até o capitão do barco que é artista no filme não é mesmo?
Muito bom o filme, quem não viu vale a pena assistir!

******
Estão abertas as inscrições para o primeiro concurso literário da Novitas! Quer participar? Confere AQUI ou AQUI !
P.S. O Site também mudou de "roupa", ficou bem mais bonito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..