26 de fev. de 2009

Gagueira infantil e notícia muito boa!

Existem inúmeras discussões sobre a gagueira, principalmente a gagueira infantil. Muitos dizem que crianças gagas são emotivas, outros afirmaram que a emotividade, se dá pelo fato de se sentirem "diminuídos" por causa do seu problema de fala. Várias justificativas existem: causa emocional, nervosismo, ambiente familiar tenso, problemas no sistema nervoso vocal e respiratório... A gagueira, pode ser considerado sintoma de algum outro problema, seja psicológico ou não? Quem sabe, talvez.
Sou mãe de uma criança que gagueja quando fica nervosa e pedagoga, e em "idas e vindas" do fonoaudiologo aprendi algumas coisas:
- A criança que é gaga, pode ESTAR GAGA e nem sempre é definitivo.
- Nunca devemos completar as palavras ou frases da criança.
- Sempre quando a criança estiver falando, prestar atenção no que ela diz, e NÃO EM COMO ELA FALA.
- Quando ela estiver falando, olhar para ela mostrando interesse no que ela fala.
- E o mais importante de tudo... NÃO ter pressa na cura da gagueira.

Sempre vale lembrar que uma visitinha a um psicólogo é boa. As vezes nossos filhos, precisam conversar com alguém de fora, e isso não é culpa de ninguém.
Outra coisa que aprendi é que quando os gagos fazem a leitura de algum texto em voz alta, nem sempre gaguejam. A terapia com uma fono é basicamente leitura de texto, exercícios de fortalecimento, dicção e respiração. Os exercícios precisam ser reforçados em casa, e o papel do pai e da mãe é sempre fundamental.
Quando acontece algum evento que de uma certa forma quebre a rotina, meu filho costuma gaguejar. Por exemplo, volta às aulas... Até o Lucas se acostumar e chegar o momento ele gagueja muito. Outra coisa que notei, é que quando ele começa a contar uma mentirinha a fala "trava"e ele gagueja mais que o normal. O Lucas é super ansioso, coisa que aos poucos ele muda... Mas digamos que é bem filho da mãe dele, eu também sou ansiosa. :)
O importante mesmo, é amar seu filho e não querer que ele seja outra coisa que não é!

-Aqui tem o link do INSTITUTO BRASILEIRO DE FLUÊNCIA e é super interessante, com assuntos sobre a gagueira.
*******************************
E pessoas que visitam esse blog... Tenho uma notícia ótima para dar: POST SURRUPIADO NA CARA DURA DO BLOG DA LUCI

"Amigos,

Mais de 10 anos após o início desta batalha judicial,onde tento responsabilizar a empresa Jacuzzi do Brasil pelo acidente que deixou Flavia em coma vigil irreversível, o Diário Oficial publicou hoje que o processo de Flavia entrou em pauta de julgamento lá em Brasília,(última instância) para ser iniciado o julgamento no próximo dia 03 de março.
Cinco ministros de justiças estarão participando do julgamento.
Texto completo no blog FLAVIA, VIVENDO EM COMA.

Esperemos que finalmente Flavia veja seus direitos respeitados e que este ano de 2009 seja o inicio da anunciada celeridade da justiça para milhões de brasileiros que há anos esperam por justiça.
E que a justiça não seja apenas célere mas também justa, é o que também esperamos."

Que a justiça seja justa com Flávia agora!

Abraços para todos!

<span class=

Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..