17 de jan de 2009

Receitas árabes

Bem... Já consegui cumprir uma de minhas metas para esse ano : cozinhar mais de uma vez a cada seis meses para o David, quando meus enteados estavam aqui em casa cozinhei 2 vezes, isso é um progresso!
Não é que eu não saiba cozinhar, mas é que só sei fazer comida árabe... A família da minha avó é de origem árabe, e desde que provei o sabor da comida elegi como minha favorita e aprendi a fazer. Vou colocar aqui duas receitas de pastas árabes, que são muito boas e nutritivas . E a receita de quibe crú, que quem preferir pode fritar ou assar... Eu prefiro comer crú mesmo. Essas receitas são todas minhas.

Pasta de grão de bico ou Homus:
Ingredientes:
- 200 gramas de grão de bico
- Tahine - pasta de gergelim - conselho de amiga... Não tentem fazer em casa, dar ponto no gergelim na frigideira e depois ficar triturando ou amassando "alá" moda antiga demora muito, Tahine se compra pronto em qualquer supermercado ou casa natural.
- 1 Limão
- 1 dente de alho
- sal a gosto
- 1 folha pequena de hortelã

Modo de fazer: Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro, depois ferver até conseguir "furar" o grão de bico com um garfo sem usar força. Depois que o grão de bico estiver no ponto, bater no liquidificar com um pouco da água que ele ferveu. Isso vai virar uma pasta... Colocar duas colheres cheias de tahine e bater. Acrescentar o alho, a folha de hortelã, uma colher de sobremesa de suco de limão e sal a gosto, bater mais um pouco e... Está pronto!
********************
Pasta de Beringela:
Ingredientes:
- 1 beringela grande
-Tahine
- 1 limão
- 1 dente de alho
- sal a gosto.
- óleo de gergelim

Modo de fazer:
Colocar um filete de óleo de gergelim em uma frigideira grande e dourar a beringela cortada em cubos. Depois de "dourada" a beringela, acrescentar um pouco de água e deixar a beringela ficar cozida. Importante ressaltar que a beringela demora menos tempo para cozinhar do que o grão de bico ...e cozinhar demais os alimentos acaba fazendo com que percam suas propriedades naturais.
Depois de cozida a beringela, bater no liquidificar com um pouco da água da fervura e acrescentar 2 colheres de tahine... Bater novamente. Colocar uma colher de sobremesa de limão, o dente de alho, sal a gosto e bater mais um pouco.... Está pronto!
***************************
Quibe crú:
Ingredientes:
- 1 xícara de trigo
- 500 gramas de carne de patinho
- 1 cebola
- folhas de hortelã
- 2 dentes de alho
- pimenta
- noz moscada moída
- tempero verde: salsa e cebolinha
- limão.

Modo de fazer: Deixar o trigo de molho durante 12 horas... Separar.
Quem tem walita Master fica mais fácil de fazer: limpar a carne de patinho, tirando todas as gordurinhas e depois bater no walita. Cortar a cebola em 4 pedaços, e bater junto com a carne. Acrescentar o alho, algumas folhas de hortelã e o tempero verde... E bater de novo.
Fica uma "massa"de carne coloridinha por causa dos temperinhos. Retirar carne do walita e colocar em um pote grande.
Retirar todo o excesso de água do trigo apertando com as mãos e misturar na carne. O melhor é misturar com as mãos mesmo, e não bater no walita, pq daí a consistência fica estranha.
Depois do trigo misturado com a carne, colocar sal, pimenta e noz moscada moída a gosto. Está pronto também!


Vale lembrar que todas essas receitinhas, ficam ótimas regadas com óleo de oliva e dá para comer misturado em outras comidas, ou em torradinhas, bolachas e no pão árabe.
Além do óleo de oliva, gosto de colocar um pouco da pimenta árabe que é diferente das outras pimentas. Dá para encontrar no supermercado e em casas naturais , ou fazer em casa... Aí vai a receitinha da pimenta árabe: misture: pimenta da Jamaica, canela e pimenta do reino.
Bom apetite!