1 de nov. de 2008

Simbolismo

Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva. Faziam uso de letras maiúsculas para valorizar alguns termos. Falavam sobre morte, transcedência espiritual, o sagrado, o mistério, escravidão, sublimação sexual.

Alguns escritos simbolistas:

Pedro Kilkerry:

"Amor volat

Não, não é comigo que ele nasceu... A sua asa

Só a um tempo ruflou desse modo, tamanho!

Bateu-me o coração... E outro não sei que, estranho,

Rudamente o rasgou como o seu bico em brasa...



Entrou-mo todo, enfim, como quem entra em casa

E em meu sangue, a cantar, fez de um boêmio no banho!

Oh! Que pássaro mau! E eu nunca mais o apanho!

Vês: estou velho já. Treme-me o passo, e atrasa...



Olha-me bem, no peito, o rubro ninho aberto!

Hoje fúnebre, a piar, uma estrige ao telhado

E o meu seio vazio! e o meu leito deserto!



E vivo só por ver, como curvo aqui fico,

Esse pássaro voar largamente, um bocado

De músculos pingando a levar - ne o bico."

Cruz e Sousa:


"ENCARNAÇÃO

Carnais, sejam carnais tantos desejos,
carnais, sejam carnais tantos anseios,
palpitações e frêmitos e enleios,
das harpas da emoção tantos arpejos...
Sonhos, que vão, por trêmulos adejos,
à noite, ao luar, intumescer os seios
láteos, de finos e azulados veios
de virgindade, de pudor, de pejos...

Sejam carnais todos os sonhos brumos
de estranhos, vagos, estrelados rumos
onde as Visões do amor dormem geladas...

Sonhos, palpitações, desejos e ânsias
formem, com claridades e fragrâncias,
a encarnação das lívidas Amadas!"


Alphonsus Guimarães:


"Cisnes Brancos



Ó cisnes brancos, cisnes brancos,

Porque viestes, se era tão tarde?

O sol não beija mais os flancos

Da Montanha onde mora a tarde.



Ó cisnes brancos, dolorida

Minh’alma sente dores novas.

Cheguei à terra prometida:

É um deserto cheio de covas.



Voai para outras risonhas plagas,

Cisnes brancos! Sede felizes...

Deixai-me só com as minhas chagas,

E só com as minhas cicatrizes.



Venham as aves agoireiras,

De risada que esfria os ossos...

Minh’alma, cheia de caveiras,

Está branca de padre-nossos.



Queimando a carne como brasas,

Venham as tentações daninhas,

Que eu lhes porei, bem sob asas,

A alma cheia de ladainhas.



Ó cisnes brancos, cisnes brancos,

Doce afago da alva plumagem!

Minh’alma morre aos solavancos

Nesta medonha carruagem...



Quando chegaste, os violoncelos

Que andam no ar cantaram no hinos.

Estrelaram-se todos os castelos,

E até nas nuvens repicaram sinos.



Foram-se as brancas horas sem rumo,

Tanto sonhadas! Ainda, ainda

Hoje os meus pobres versos perfumo

Com os beijos santos da tua vinda.



Quando te foste, estalaram cordas

Nos violoncelos e nas harpas...

E anjos disseram: — Não mais acordas,

Lírio nascido nas escarpas!



Sinos dobraram no céu e escuto

Dobres eternos na minha ermida.

E os pobres versos ainda hoje enluto

Com os beijos santos da despedida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..