2 de abr. de 2009

Coisas de Brasil

- 16 horas de segunda - feira, chegamos na UNISC vimos a fila imensa, e descobrimos que só haviam 50 fichas para a vacinação contra a febre amarela. A mocinha simpática que distribuía as fichas disse que os horários de atendimento seriam: 8:00, 13:00 e 17:00 h. Obviamente ficamos indignados, mas... Já colocam uma mocinha que pesa 30 quilos para ninguém querer "engrossar"com ela, e normalmente essa mocinha não resolve nada!

- 7 horas de terça - feira, chegamos na UNISC para tomar a vacina e já cientes das tais 50 fichas, contamos os indivíduos... As 50 fichas já estavam distribuídas... Fomos embora.

- 12 horas de terça - feira, pegamos o Lucas correndo no colégio e fomos direto na UNISC. Conseguimos as senhas 10, 11 e 12. Fomos atendidos às 13:15, ou seja passamos 1 hora e 15 minutos em uma fila no sol escaldante. Saímos da UNISC às 13: 40 para almoçar.

Perguntas:

1) Pq os governos, conseguem se organizar tão bem... Do estilo "50 fichas em cada turno" e se fossem "1.000 fichas em cada turno" quando a população realmente precisa do serviço público?

2) Será que os profissionais da saúde, políticos e afins ficaram em filas? Ou receberam vacinas antes? ( Estou só perguntado e não afirmando)

3) Pq não imunizar o dia inteiro as pessoas, inclusive de madrugada? Poderiam pagar horas extras para os funcionários da saúde, afinal de contas se paga hora extra nesse País até quando não se trabalha - tipo Senado. (Isso é uma afirmação)

4) Pq será que eu detesto tanto frases do estilo: " Deixa tudo comigo! " , " Não precisa entrar em pânico!", " Nem se preocupa com nada... Eu resolvo"? Pq quando um Secretário Estadual da Saúde diz isso... Eu me preocupo, entendo sempre ao contrário! Como assim "ninguém precisa entrar em pânico?"
*********************
Um dia depois de comprar o Heitor ( vocês não sabem, mas compramos o Heitor em um barzinho aqui da cidade, o moço estava passando vendendo olhei a carinha e pedi para o David me dar ) saímos para jantar com um casal de amigas minhas. Conversamos de filhos, comidas, época de colégio, hipocrisia e estupidez ainda existentes contra casais homossexuais e chegamos na questão supermercado! Eu tenho trauma de ir ao supermercado, pq quando era pequena meu pai sempre largava um : " chama o gerente" quando algo estava sinistro com suas compras... E creiam sempre acontecia algo com as compras do meu pai, parecia que ele tinha imã para preço diferente em um produto, validade fora de data, etc...
Quando cresci, ou melhor, quando fiquei adulta pq crescer é algo que não me acontece desde os 15 anos, comecei a reparar em algumas coisas do supermercado, mas a pressa, a preguiça e o medo de fazer fiasco sempre me impediram de reclamar. Eis que minha amiga, comenta que quando vai ao supermercado não aceita bala de troco e ainda pergunta: " Posso te pagar com bala também?" Quando a caixa do supermercado a olha e pergunta: " Posso ficar te devendo R$ 0,04 centavos? " Minha amiga cobra depois pq provavelmente se ela perguntar para a caixa se pode ficar devendo R$ 0,04 centavos ela não vai deixar! Comentei com o David, que não vou mais deixar as caixas de supermercado ficarem me devendo R$ 0,04, pq dia desses a conta deu R$ 37,76. Dei R$ 40,00 e recebi de troco R$ 2,20. No outro dia a conta deu R$ 14,25 e eu tinha exatos R$ 14,20 ou uma nota de R$ 50,00... A mocinha me olhou e disse que preferia os R$ 50,00 pq depois o caixa não fecharia direito. Enfim... "meu caixa" pode não fechar direito, mas o do supermercado não... É isso né? Sim... É isso!
**********************

Pq as coisas no Brasil são assim? Pq brasileiro tem a mania de ser educado quando está sendo assaltado - mesmo que em centavos - ou prejudicado. Quase visualizo a cena: "Passa a grana! Isso é um assalto!" daí o cidadão responde: "Pois não senhor ladrão. O senhor quer que comece pelas notas ou os saques de banco? Eu estava hoje mesmo pensando que faz já meses que não me levam nada!"
Ou a cena dois: "Infelizmente as 50 fichas para a vacina da febre amarela acabaram! " daí o cidadão responde: " Não tem problema moça simpática! Eu vou dormir na fila para ser atendido amanhã, ok? Vocês são muito gentis... Obrigada pela vacina de graça! Caso eu seja picado por um mosquito da febre amarela, vocês por gentileza avisam minha família?"

Se tu reclama é considerado escandaloso, né? E se tu não reclama é considerado o que? Bobalhão, pelo menos eu penso assim!

Mas são coisas de Brasil né?




Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livre para opinar, mantendo a educação..