13 de fev. de 2009

Sexta - Feira 13


Sexta - feira 13 é um dia que alguns consideram de azar. Existem casos mais graves, em que a pessoa tem fobia do dia 13 (triscaidofobia) e os que tem medo específico da sexta - feira 13 (frigatriscaidecafobia).
Eu tenho aquele medinho infantil de sexta feira 13, aquele que não existe, mas não é o "medo" do azar e sim das bruxas estarem a solta! Adoro isso!
As histórias (algumas lendas) de pq a sexta - feira seja considerada um dia de azar, são muitas... Dentre elas existe a história que no século XIV, a Ordem dos Templários tinha alcançado um enorme poder político, social, religioso e financeiro. Perante todo este incontrolável poder, Filipe IV, Rei de França, e o Papa Clemente V, colocaram em prática uma estratégia para esmagar a Ordem dos Templários e se apoderarem de todos os seus recursos e bens.
O Papa, que devia favores ao Rei francês, enviou instruções secretas, lacradas, a serem abertas simultaneamente pelas suas forças, por toda a Europa, no dia 13 de Outubro de 1307.
Nesse dia, ao serem abertas, os destinatários tomaram conhecimento da afirmação do Pontífice de que Deus lhe falara numa visão, alertando-o de que os Templários eram culpados de heresia, blasfémia, idolatria, sodomia e, até mesmo, de feitiçaria.
Neste mesmo dia, em toda a Europa e, principalmente, em todo o território francês, os cavaleiros do Templo foram presos, torturados e mortos.

Segundo outra história, Friga, deusa da fertilidade, do amor e da união foi considerada bruxa, e como vingança se reunia com mais 11 bruxas e 1 demônio e os 13 ficavam rogando pragas para as pessoas.

- Lógico que existem pessoas que consideram o número 13, um número de sorte... E logicamente na sexta - feira 13 se sentem super bem com o mundo e tudo mais. Nada de azar, e sim tudo de bom! Um exemplo é o Zagalo, que diz que tem sorte com o número 13.

E os filmes da sexta - feira 13? Quem não se lembra e quem não viu? Muito bom né? Toda a triologia de terror... Agora olhando assim não dá medo, mas quando eu era pequena tinha pavor! Todos os filmes da triologia sexta - feira 13: "Sexta-Feira 13 é o 1º filme baseado no personagem Jason Voorhess. Os demais foram: Sexta-Feira 13 - Parte II (1981), Sexta-Feira 13 - Parte III (1982), Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984), Sexta-Feira 13 - Parte V: Um Novo Recomeço (1985), Sexta-Feira 13 - Parte VI: Jason Vive (1986), Sexta-Feira 13 - Parte VII: A Matança Continua (1988), Sexta-Feira 13 - Parte VIII: Jason Ataca em Nova York (1989), Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira (1993) e Jason X (2002)(imagem do filme sexta - feira 13 daqui)


Mas, para os que acreditam que sexta - feira é um dia de azar... Não se esqueçam de usar um pé de coelho de amuleto, quem sabe pendurar uma ferradura em casa? Arruda faz bem também e é bom achar um trevo de quatro folhas! Mas se você, medroso de sexta - feira 13 cruzar com um gato preto ou passar por debaixo de uma escada... Danou - se!
Para os que gostam de sexta - feira 13... Boa sexta- feira 13 cheia de sorte para vocês... Só cuidado com as bruxas que elas andam soltas!
Iron Maiden - 666 The number of the beast



Visite o Site e o Blog da Editora Novitas!