30 de jan. de 2009

Informações úteis

TPM (Tensão Pré - Menstrual) deixou de ser crise de mulherzinha, estudos indicam que cerca de 40 a 75% de mulheres apresentam algum sintoma da TPM. De 10 a 15% precisam de cuidados médicos, e , destes casos, 2,5% a 5% são considerados severos.
A irritabilidade é somente um sintoma da TPM, os outros são: irritabilidade, ansiedade, aumento do apetite, agressividade, taquicardia, inchaço e dores nas pernas e mamas, cansaço, depressão, esquecimento, insônia, vômito, choro fácil , etc.
A TPM, precisa ser levada a sério, por quem tem os sintomas e principalmente nas mulheres que ficam agressivas e entram nessa fase em depressão. O ideal sempre é procurar o ginecologista e conversar sobre as alternativas. Atualmente existem medicamentos que são utilizados em casos mais graves na TPM, e em outros cuidar a alimentação, ajuda a diminuir os sintomas. Alguns alimentos que ajudam a diminuir os sintomas na TPM:
nozes, castanhas, cereais integrais, vegetais, beringela, alface, agrião, água de coco, melancia, melão, chá verde, gengibre, peixes, mel.

Alimentos que precisam ser evitados na TPM: café, chocolates, bebidas alcoólicas e gasosas.

Cada alimento tem sua função, alguns são diuréticos e outros como castanha, nozes e mel podem substituir muito a ansiedade por comida e o chocolate.
É importante dizer aqui, que aproximadamente 7% das mulheres não possuem nenhum sintoma da TPM... Então cuidem - se!

Mais sobre a TPM no IG e no TERRA.