7 de nov. de 2008

Mais um indíce estatístico... Para enganar

Recentemente foi lançada, pela imprensa oficial de São Paulo e pelo Instituto Pró - Livro, uma obra... Retratos da Leitura no Brasil, organizado por Galeano Amorim. É um livro estatístico, realizado sobre uma amostra de mais de 5 mil pessoas em 311 Municípios. Foram considerados leitores, pessoas entrevistadas, que declararam ter lido um livro nos três meses anteriores.
Levando em consideração que, pesquisa no Brasil, não serve para nada... E a amostra é muito pequena para o livro ter o título de : Retratos da Leitura do Brasil, como sempre essa grande obra estatística serve para esconder os reais problemas do País... Mesma coisa quando fazem aqueles estudos e se comemoram os índices baixos de repetência dos alunos... É pq atualmente ninguém roda no colégio, só se o aluno se inscrever e não comparecer a aula.
Segundo o índice desse livro e fazendo uma "baita" generalização , conclui - se que mais da metade da população é leitora no Brasil... Vocês sinceramente concordam com isso? Vocês não acham que entrevistar somente 5 mil pessoas de 311 municípios é muito pouco para se fazer uma média, de quem é leitor ou não no Brasil? E o que me dizem do "um livro nos três meses anteriores"?