6 de dez. de 2008

Sifú cacique máximo?

No colégio, aprendi os devidos pronomes de tratamento e as diversas expressões usadas... Acredito que todos aprenderam também. Aprendi, antes de mais nada, que existem ocasiões para determinadas expressões serem usadas; e o termo sifú, que o Nosso Guia utilizou em um discurso não deve ser considerado apropriado para se falar em público.
Logicamente, o cacique da tribo tupiniquim, deve ter considerado normal o termo sifú em seu discurso... Bem como, os que insistem em simplificar tudo o que causaria um grande escândalo se não fosse com Nosso Guia, e se fosse em outro País.
Por essas e outras aprendi que determinados cidadãos, não merecem o pronome de tratamento que ostentam, não consigo chamar o Lula de Presidente... Em primeiro lugar, não me sinto representada e nem respeitada por ele como ser humano e em segundo lugar tenho vergonha de chamar de Presidente um cidadão que foi sustentado boa parte da vida pelo seu sindicato e diz na cara dura que faz parte da classe trabalhadora do País. Tenho vergonha, de ler aos quatro cantos que esse mesmo cidadão "acha chato ler", e mais vergonha ainda quando escuto ou leio ( o que é pior) algum discurso transcrito que o líder máximo da Tupiniquinzada ( termo surrupiado da senhorita Rosa) fez, cheio de palavras desconexas e frases de impossível entendimento.
Mas voltando ao sifú... Eu sou uma pessoa que falo bastante palavrão, mas quando estou na presença de amigos ou em uma conversa informal, e é hipócrita quem diz que nunca falou um palavrão em alguma ocasião. Agora, em público e dando discurso...ainda mais saindo da boca do ocupante do cargo máximo do País, não é aceitável um sifú, nem para exemplificar o que outra pessoa não falaria.
As pessoas não se chocam mais com o impróprio, me perdoem os liberais de plantão... Mas se eu estivesse lecionando e falasse um sifú na sala de aula, certamente chamariam minha a atenção, ou não é mais assim? Sim, mas todo mundo fala, o povo fala, o pobre fala, porque o cacique mor, não poderia falar? Simplesmente por que ele é o cacique mor, e deveria ter um vocabulário um pouco mais próprio para se expressar em público. Mas estamos falando de Brasil, e como já foi muito falado: Cada um tem o Governante e o Governo que merece!